Morreu no inicio da noite desta terça-feira, 24, no Hospital da Bahia em Salvador, vítima de aneurisma cerebral, o professor José Luís Salles Pedreira Franco, 52 anos, natural de Salvador, porém, residia em Conceição do Coité há cerca de dez anos, depois de conhecer e se casar com a professora Elisângela com quem deixa um casal de filhos. A esposa é vice diretora do Colégio Duque de Caxias, no distrito de Aroeira, onde ele também lecionava.
De acordo com o colega de trabalho José Carneiro, conhecido “ Zé de Pulenga” José Luís foi para Salvador a fim de realizar exames médicos no dia 12 de julho e no dia seguinte sofreu aneurisma no próprio hospital, foi colocado na UTI e não mais reagiu, tendo sua morte anunciada por volta das 18h de hoje(terça).
O professor era natural de Salvador, mas antes de ser transferido para Conceição do Coité trabalhou na cidade de Água Fria. O professor era cunhado de Loy da Auto Elétrica.
Em Coité ele residia na Rua Afonso Pena, vizinho ao Clube AABB de onde sairá o corpo para o sepultamento a partir das 17h desta terça-feira,25.
O que é aneurisma cerebral
Aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria, a qual é um vaso sanguíneo que carrega sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo. Quando o aneurisma ocorre em uma artéria do cérebro ele é chamado de aneurisma cerebral. A maioria dos aneurismas cerebrais não produz nenhum sintoma até que fiquem grandes e comecem a vazar sangue ou rompem-se. Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode romper-se, causando sangramente perigoso, e freqüentemente fatal, dentro do corpo. Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.
O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa.
Por: Raimundo Mascarenhas