A Serra do Pintado, no município de Valente, está sendo destruída por fogo que se iniciou desde o amanhecer de domingo, 2. A serra esta em processo para tornar-se Área de Proteção Permanente – APP, reconhecida pelo IBAMA e é tida como um dos principais patrimônios ambientais do município.
A comunidade está preocupada com a gravidade do incêndio de grandes proporções que já destruiu mais de 30% nas mais de 10 horas de continuado fogo sem nenhuma ação de controle promovida pelas entidades competentes. O município enfrentou uma mudança de governo onde o novo Prefeito – Agnaldo do PT – foi empossado na manhã de sábado 1º.
Diante da situação que se encontra o ambiente com a prolongada seca que a região enfrenta, é visível que o fogo ofereça grandes riscos às lavouras de sisal e pastos bem como a fauna que esta sendo completamente destruída.De acordo com o site sisalnews moradores do local dizem que o fogo foi intencional e segundo eles o caso será levado ao conhecimento da polícia. “É triste ver um patrimônio ambiental como este, sendo destruído pelo fogo e não ver ninguem se mover para tentar controlar a situação”, falou um dos moradores da região.
O fogo está sendo visto a mais de 12 km de distância e imagina-se que com os ventos da noite ele cause incalculáveis prejuízos.
Com informações e foto; Sisalnews