O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instalará, para as Eleições 2012, 87 pontos de transmissão remota dos resultados das urnas eletrônicas. A transmissão tem início após o encerramento da votação e conseqüente gravação dos resultados nas mídias. Essas mídias são encaminhadas para os pontos de transmissão remota, onde serão lidas no computador e transmitidas, através de conexão por linha telefônica ou via satélite, para a totalização dos resultados no servidor do TRE.
Visando preparar os servidores envolvidos no processo de transmissão, aconteceu na tarde de terça-feira (25), reunião da equipe de transmissão remota dos resultados das urnas eletrônicas. O encontro abordou os procedimentos que a equipe irá realizar no dia da eleição e abriu espaço para serem tiradas todas as dúvidas. Na próxima segunda-feira (1º) será realizado um simulado para testar as linhas telefônicas e os procedimentos.
Com o objetivo de agilizar a totalização dos votos, a instalação dos pontos no interior será feita, principalmente, em locais de votação distantes ou de difícil acesso.
Treinamento
Na Capital, o treinamento para os que farão o procedimento de transmissão dos votos ocorrerá nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de setembro. No interior, o dia de realização fica a critério de cada Zona Eleitoral. A transmissão remota poderá ser realizada por servidores da Justiça Eleitoral, servidores requisitados ou técnicos de urnas.
Velocidade na contagem dos votos
Os pontos de transmissão deverão agilizar, em aproximadamente três horas, o tempo de divulgação dos resultados. Em Salvador, 70 pontos farão transmissão por linha telefônica convencional. Já os 17 pontos dos municípios do interior contarão também com transmissão via satélite. Ao todo, as Eleições 2012 terão quatro pontos a mais que em 2008.
“O procedimento pode ser acompanhado por fiscais, candidatos e representantes do Ministério Público Eleitoral, conforme determinação legal”, explica o Coordenador de Eleições do TRE-BA, André Cavalcante.
Participação
A reunião da equipe de transmissão remota, que aconteceu no auditório do TRE-BA, contou com a participação dos servidores envolvidos no procedimento.