Otto Alencar, vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado, recebeu na tarde de quinta-feira (25), o prefeito de Valente Agnaldo de Oliveira Silva (PT), que estave acompanhado do candidato a vice-prefeito eleito Eduardo Cedraz (PSD), vereador reeleito José Robson Duarte Cunha (PMDB) e Gesivaldo Souza Martins,primeiro vereador eleito pelo PSD no munícipio. Na audiência que durou 40 minutos, o prefeito solicitou o alargamento dos acostamentos na pista asfaltada com extensão de 1,6 km, que liga a BA 120 ao aeroporto e implantação do sistema de iluminação.
Diante da importância do aeroporto para região, o prefeito também pediu empenho do secretário Otto Alencar no sentido de verificar as pendencias que estão atrasando a homologação da pista de pouso junto a Secretaria Nacional da Aviação Civil para que seja inserido no cadastro nacional dos aeródromos brasileiros. Otto garantiu a interferência, mas relatou as dificuldades em resolver a questão pela centralização do poder em Brasília,o que provoca a demora.
As outras reinvindicações foram encaminhadas aos setores competentes da SEINFRA para serem orçadas e posteriormente autorizadas. “A audiência foi muito produtiva, pois nossos pedidos foram atendidos e também tratamos da viagem de uma equipe de engenheiros da SEINFRA e da COELBA na próxima terça-feira para fazer o levantamento de todas as demandas de expansão e regulamentação de energia na sede do município”, falou Agnaldo de Oliveira.
Os vereadores também saíram satisfeitos do encontro, pois os pleitos encaminhados por eles receberam atenção especial. Zé de Zelí, como é conhecido o pemedebista, solicitou o asfaltamento da estrada vicinal até o Distrito de Valilândia, passando pelo Povoado de Queimada do Curral, numa extensão de 16 km, sendo que 1,5 km já tem asfalto. Otto disse que estaria mandando fazer o orçamento, mas adiantou que deverá efetuar as obras asfálticas interligando sedes municipais, pois na Bahia existem 22 municípios que ainda não foram beneficiados e só depois serão executadas estas obras.
O social democrata Sisi, ficou bem a vontade junto ao presidente estadual do partido. Otto garantiu não esquecer da sua principal base, o Distrito de Santa Rita de Cássia e sinalizou a viabilidade de encascalhamento, ficando o parlamentar de encaminhar uma proposta neste sentido.
O Coordenador de Energias Renováveis da SEINFRA, engenheiro Silvio Roberto Habib, foi o responsável pelo agendamento da audiência e ao falar para o CN, disse que as reinvindicações apresentadas pelos políticos são justas e demonstram a preocupação com o desenvolvimento do município e por consequência estão alinhado com as políticas públicas do governador Jaques Wagner.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: ASCOM Seinfra