Mesmo não sendo reeleito, o prefeito de Retirolândia José Albérico Silva Moreira (PMDB), determinou aos secretários e chefes de departamento que informassem à comunidade tudo o que foi realizado nos últimos quatro anos, pois, entende que eleição é um processo democrático, porém tudo deverá ser feito para não atrasar o desenvolvimento do município, segundo o prefeito foi difícil o inicio da seu governo por causa dos problemas herdados da gestão anterior.
Obedecendo a determinação do prefeito, Mirando Neto, ex-secretário de Ação Social e responsável pela realização das atividades esportivas, relatou ao CN que foram realizadas 33 atividades, entre campeonatos, torneios e ações que envolveram jovens de toda Retirolândia e até mesmo com a participação de outros municípios.
“Começamos em 2009 e até o momento, a exemplo do projeto Gol de Letra em Ação, envolvendo jovens da sede e da zona rural, não paramos, e todas as atividades foram realizadas com incentivo e apoio do prefeito Bequinho”, ressaltou Mirando Neto. Dentre as atividades, Neto lembrou os campeonatos de futsal regional e municipal, nos bairros, futebol municipal, intermunicipal, máster e mirim de futebol, feminino, maratona inclusa nas programações nos aniversário da cidade, passagens do fogo simbólico, além de projetos pequeno artilheiro, fazer acontecer e curso de arbitragem. Ainda segundo Neto, por determinação do prefeito, foram quitadas as dividas equivalente há sete anos com a Federação Baiana de Futebol.
Realizou-se o jogo de ex-profissionais de máster, amistoso internacional e campeonatos localizados nas comunidades da Vargem, Mandapoles, Laginha e Lagoa dos Bois. Mirando Neto lembrou ainda da quadra poliesportiva construída na comunidade de Laginha, antiga reivindicação da comunidade estudantil e dos moradores. A quadra possui 27 metros de comprimento por 16m de largura, com pintura demarcadora para prática de futsal, basquete, vôlei e handebol.
Neto contou que o prefeito foi bastante determinado quando destinou recursos próprios para as melhorias no ginásio de esporte, incluindo pintura interna e externa, manutenção de revestimentos, instalações e equipamentos sanitários dos banheiros e vestiários, revisão de instalações elétricas e hidráulicas, manutenção de estrutura metálica, revisão de portas e esquadrias, redes de gol, reforma na calçada da área externa, troca de lâmpadas dos refletores e nos postes de externa, bem como limpeza da vegetação e recomposição de jardineiras.
Mirando finalizou relatando o bom desempenho do município no programa mundial “O Dia do Desafio”, criado no Canadá e que é difundido mundialmente pela The Association For Internacional Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. “É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias”, lembrou o coordenador de esporte. Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município. “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”, concluiu Mirando Neto.
Para o prefeito José Albérico , Mirando Neto tem currículo que o credenciou a colocar a frente do esporte. Ao convidar para a função, o prefeito destacou sua formação em Educação Física, a experiência de exercer a função de técnico da Divisão de base do Bahia e de coordenador da escolinha do São Paulo Futebol Clube e no final da gestão fez questão de tornar público estas qualidades do diretor de esporte, agradecendo aos serviços prestados pela comunidade. Mirando Neto também assumiu a função de secretário da Ação Social no período 2009/2010, simultaneamente com a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.
da redação CN com informações Assessoria