A professora Eliane Araújo ao fazer um balanço das ações da secretaria de educação disse que as mudanças realizadas no setor em relação à realidade encontrada pelo prefeito José Albérico (PMDB), coloca em prática o ditado popular, “mudou de água pra vinho”. No apagar das luzes da gestão, o município deverá receber mais cinco ônibus do programa caminhos da escola, sendo dois grandes,dois médios e um de pequeno porte. “Já recebemos três ônibus que estão transportando alunos desde 2009 e também contamos com uma Kombi”,ressaltou a secretária.
Além dos ônibus, Eliane Araújo, informou que o município receberá também através do plano de ações articuladas, aparelhos de ar condicionados 12.000 btus, modelos split high wall e 18.000 btus, modelos split high wall, 47 conjunto professor/cjp-01, 09 projetor proinfo com lousa digital (computador interativo), 93 ventilador de parede, 507 conjunto aluno / cja-03 (para alunos com altura entre 1,19m e 1,42m), 707 conjunto aluno / cja-06 (para alunos com altura entre 1,59m e 1,88m) e 431 conjunto aluno / cja-04 (para alunos com altura entre 1,33m e 1,59m).
Mesmo não estando à frente da Secretaria no período de 2009 ao meado de 2010, Eliane acompanhou todas as ações desenvolvidas pelo ex-secretário, hoje vereador, José Edvaldo Carneiro, avaliando de forma positiva e considerou que neste período houve avanços e os trabalhos implantados por ele tiveram continuidade e serão repassados para próxima gestão organizados para que não haja descontinuidade, “conforme a gestão de Bequinho enfrentou”, lembrou a secretária.
“As ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação de 2009 até o momento mudaram a cara da Educação do Município de Retirolândia”, comemora a professora. Ao falar sobre os programas implantados no município, destacou o “Progestão”, ou seja, o programa de capacitação de gestores, que a capacitou 34 diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e representantes dos colegiados escolares, da Rede Municipal de Ensino em gestão escolar participativa.
“O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar ofereceu neste período a formação continuada em língua portuguesa e matemática para 29 professores”, contou. Continuando a conversa com o CN, Eliane Araújo falou sobre a adesão ao programa do MEC voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos onde foram formadas 66 turmas com bolsa para 66 alfabetizadores e 09 coordenadores.
O município também aderiu ao TOPA, cujo objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, foi alcançado. Foram disponibilizados neste programa quinze alfabetizadores e um coordenador. “Também aderimos ao programa pacto todos pela escola que visa alfabetizar as crianças de até os oito anos e garantir a todos os estudantes o direito de aprender e os resultados foram os melhores possíveis”, continuou a professora Eliane Araújo.
Na gestão do prefeito Bequinho, foram reformadas as creches Creche Arlete Magalhães, na sede; creche e escola nos povoados de Lagoa Grande e Laginha, Vista Bela e Alecrim. Foram reformadas as escolas dos povoados de Vargem, Gibóia, Bastião, Casa Nova, Uberlândia, Pau Fava e Valdeci Lobão, na sede. “Nesta gestão foi realizado o sonho dos jovens de Laginha com a construção da quadra poliesportiva e todas as creches e escolas receberam mobiliários novo”, lembrou.
A professora também destacou as jornadas pedagógicas que contou com palestrantes renomados que tratam de assuntos que auxiliam o professor em sua práxis pedagógica e foram distribuídos kits para professor com camisa de farda, bolsa, caderno de planejamento e agenda para diretores e coordenadores. “Este ano adquirimos livros para alunos da educação infantil e kit do professor”, falou.
Finalizando a professora falou sobre a criação do comitê local, formação dos membros, e monitoramento do Plano de Ações Articuladas, a relação do projeto Soletrando e a regularização dos caixas escolares das unidades executoras junto à receita federal e o posterior recebimento dos recursos do PDE-Escola, Mais educação, PDDE, PDDE campo, PDDE água. “Implantamos infocentros nas escolas Davi Lopes de Oliveira, em Gameleira, Adelídio Martins dos Santos na Sede e Luís Eduardo Magalhães no Povoado de Jitaí e a Biblioteca Pública Municipal, na sede”; falou Eliane Araújo.
Com o sentimento de missão cumprida, a secretária retorna a escola Valdeci lobão no próximo ano, onde é lotada e cita, tomando como base este estabelecimento escolar, um diferencial do governo de Bequinho na área da merenda escolar, pois, segundo a professora Eliane, na gestão passada, só tinha merenda na escola até enquanto havia recursos do governo federal, pois não havia complementação da prefeitura, situação bem diferente da atual gestão, que complemente e nunca deixou faltar merenda.
Da redação CN * com informações SEC/EDU