Natural de Conceição do Coité, o jovem Inácio Carneiro dos Santos, 16 anos, do Povoado de Goiabeira, filho de Ernandio Mendes dos Santos e Luzinete Ramos Carneiro, surge como mais uma promessa para o futebol profissional. Desde criança já se percebia o talento do menino para jogar bola. Destacou-se em jornadas esportivas intercolegiais em Coité, bem como em competições de sua categoria.
Apenas com 14 anos foi revelação do campeonato José Nery na Lajinha, em 2010. Fez testes em grandes clubes, como Fluminense e Flamengo. Recebeu proposta do Internacional e Atlético Paranaense. Entre idas e vindas, oportunidades deixadas para trás, alguns imprevistos e decisões precipitadas, seu tio Paulo Sérgio (Bolinha) o levou para Salvador onde fez um teste no Esporte Clube Bahia, com o qual tem contrato assinado desde 2011, com três anos de validade. Por enquanto, ele recebe uma ajuda de custo do clube. O jogador disse que continua estudando o ensino fundamental, por recomendação do Bahia, ao comentar sobre a sua rotina: “pela manhã eu treino, tenho folga à tarde e estudo à noite”, ressaltou.
No mês passado, o Bahia sub 16 (infantil), categoria na qual Inácio atua (jogando de lateral esquerdo), conquistou o titulo de campeão baiano derrotando o rival Vitória em dois jogos. A expectativa da família, dos amigos e da comunidade, é que Inácio participe em breve, da Copinha São Paulo, uma vitrine do futebol brasileiro, sobretudo, que depois seja efetivado profissional do tricolor de aço.
O jovem pode entrar para o seleto grupo de jogadores coiteenses que fizeram história no futebol profissional. Duinga (Tuíca) deu “ponta pé inicial” na década de 80, quando jogou pelo Galícia, inclusive disputando o campeonato brasileiro em 1981.
Depois surgiram alguns nomes no futebol estadual e nacional, como Ral, Tony, Samarone, Silva Baiano, Vandick (campeão brasileiro da série B e Copa dos Campeões pelo Paysandu) e mais recentemente o zagueiro João Paulo de Juazeirinho. Atualmente o destaque é Wallace revelado pelo Vitória e hoje no Corinthians, que vai disputar o mundial de clubes no Japão no final deste ano.
Por: Teones Araújo