A UNEB, maior universidade multicampi do Nordeste do país, vai dar continuidade em 2013 ao expressivo crescimento que vem alcançando na área da pós-graduação nos últimos anos.
Está prevista a implantação de dois novos cursos de doutorado e de dois mestrados profissionais no ano que se aproxima. Os quatro programas já receberam a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O primeiro curso a ser ofertado será o mestrado profissional em educação de jovens e adultos (EJA), consolidando a posição da universidade como principal instituição formadora de professores em todo o estado. O mestrado vai funcionar no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, em Salvador.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB foi comunicada pela Capes, no final mês passado, do reconhecimento do curso. A UNEB terá 12 meses para implantar o programa de pós-graduação stricto sensu. A seleção está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2013.
O projeto da nova pós-graduação stricto sensu foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição em reunião realizada no mês de setembro.
Programas em parceria com outras instituições
A UNEB vai também lançar no próximo ano o doutorado em controladoria e contabilidade, que é um programa em parceria com as outras três universidades estaduais — de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) — e terá como sede a Uefs.
Outro curso previsto é o doutorado interinstitucional em educação física, que conta com participação da instituição e terá o campus da Uesc, em Ilhéus, como sede.
Já o mestrado profissional em letras (Profletras) será oferecido em rede, com outras 50 instituições brasileiras de ensino superior. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) sediará o programa.
Em todos os programas de pós-graduação, a universidade será responsável pela oferta de disciplinas.
Investir na pós-graduação sempre foi uma das prioridades da atual gestão da UNEB e em 2012, seis anos depois do seu início, a universidade pôde comemorar o avanço de 550% na área.
Se em 2006 a instituição oferecia somente dois cursos de mestrado, atualmente oferta nove mestrados e dois doutorados, além dos novos que funcionarão no próximo ano.
Fonte: interiordabahia.com.br