
Em Araci esta data veio em vários anos sendo comemorada não como cultura popular, mas de sim de forma individual para comemorar uma passagem de aniversário de casamento e de idade de pessoas de grande cunho político da cidade, tirando o verdadeiro brilho e o sentido da festa.
Em 2013 a festa retorna o verdadeiro sentido, a cultura popular volta a ser a protagonista da festa de Reis, teve como homenageados as seguintes pessoas que fizeram parte da cultura popular de nosso município: Dona Boló, Sr. Antônio do Bagaço, Sr. Luiz do Bagaço, Dona Chica do Tiracolo, Dona Raimunda do Riacho, essas pessoas que resgataram e até temos histórias para contar de seus feitos na cultura popular. 

A as apresentações que abrilhantaram o evento e animou o publico presente até o final foram: Banda de Pífano de Barreira, Repentista Zé Pedreira, Luciano Macedo, Baio do Acordeom, Isaias Moreno, Val Macambira, Jeatan e Jhonatan. Os reisados: Reisado de Nossa Senhora da Conceição, Reisado do Boi Mimoso, e Reisado do Bagaço.
O jovens artistas da terra dramatizaram de forma bem criativa e rápida uma adaptação da peça teatral Procurando Belém, apresentado por Inho Bross (Lampiaão), Nego do Jacú, Gustavo e Joelson (os três Reis Magos), contou a história dos 3 reis magos que se perderão no caminho a procura de Belém e veio parar em Araci no sertão da Bahia a procura do menino Jesus.
O evento que teve a organização da Secretária de Cultura e a Prefeitura Municipal de Araci, contou ainda com a presença do Prefeito Silva Neto, a Vice Prefeita Keinha, secretários e alguns vereadores.
Fonte: acilondioliveira.com