O vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes (PMDB), participou, a convite da Diocese de Serrinha, da solenidade regional de abertura Campanha da Fraternidade 2013. Completando seus 50 anos, a ação da Igreja Católica no País, tem como tema “Fraternidade e Juventude” e este ano faz alusão à Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, no mês de julho.
O falar para o CN, Alex destacou a importância desta atividade da igreja católica que está completando meio século e cujo tem desta edição é acolher os jovens nesta época de mudanças, norteando seus caminhos para a presença de Jesus Cristo, além de pregar uma sociedade fraterna, justa e de paz.
Ele disse também que o tema propõe uma reflexão sobre a atual condição dos jovens na sociedade e foi escolhido no ano em que o Brasil será a sede da Jornada Mundial da Juventude que reunirá jovens católicos de todo o mundo no mês de julho, no Rio de Janeiro. “O tema da campanha é Fraternidade e Juventude e o lema é “Eis-Me Aqui, Envia-Me!”“, lembrou Alex Lopes. Em 2012, o tema da campanha foi Fraternidade e Saúde Pública e as discussões mobilizaram a sociedade civil, os parlamentares e o governo.
Católico praticante, Alex lembrou que a Campanha foi criada por Dom Eugênio de Araújo Sales com o apoio das irmãs missionárias e os sentimentos de partilha, de comunhão e de fraternidade foi se espalhou por todo Brasil e hoje está, inclusive, em outros recantos do mundo. Para ele, o momento é de reflexão para a igreja, sociedade e para as famílias, que devem pensar sobre o que está sendo oferecido aos jovens para que eles possam ter uma vida plena e saudável.
Por: Valdemí de Assis / foto: Éder Araújo