No primeiro dia de matrícula na rede estadual de Educação da Bahia (19.02), foram matriculados cerca de 15 mil estudantes. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, visitou colégios de Salvador e ressaltou que a rede estadual tem capacidade para receber todos os alunos que buscarem uma vaga. A matrícula é operada pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), ferramenta gerencial que permite agilidade ao processo tanto nas escolas, como pela Internet
“Nossa expectativa é que a matricula continue transcorrendo com tranquilidade até o último dia (28.02), graças ao planejamento feito com antecedência pela Secretaria da Educação junto às escolas”, disse o secretário, destacando que a Secretaria elaborou um calendário subdividido para oferecer mais comodidade e segurança aos estudantes e seus responsáveis.
A diretora do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Daniela Lordelo, que acompanhou a visita do secretário Osvaldo Barreto, disse que a informatização da matrícula, por meio do Sistema de Gestão Escolar (SGE) melhorou todo o processo. “Este ano a administração e a organização da matrícula ganharam maior agilidade”.
O pai do aluno Wesley de Aquino, Mário Sérgio de Aquino, que esteve no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, elogiou o atual processo de matricula. “Está tudo bem ágil, estou achando ótimo. Antigamente, o sistema era demorado”.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza um canal para atendimento eletrônico aos estudantes e familiares, por meio do telefone 0800-285-8000.
Internet – A matrícula 2013 na rede estadual de educação da Bahia pode ser realizada presencialmente em qualquer unidade escolar do estado, (independentemente daquela que o aluno deseja estudar) ou pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula). Podem fazer a matrícula pela internet, os estudantes que já são da rede estadual e os alunos oriundos das redes municipais de Salvador e de Feira de Santana. Tanto pela internet, quanto presencialmente, o horário de atendimento é das 8h às 20h, sem intervalos.
Documentação para a matrícula – No ato da matrícula, os estudantes e seus familiares devem apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.
CALENDÁRIO DE MATRÍCULA 2013
O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a Educação Básica e suas modalidades, incluindo a matrícula para a Educação Profissional (cursos técnicos de nível médio cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos – nível fundamental).
Alunos da Rede Pública
19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte. No caso da 8ª série/9º ano, o estudante poderá optar pelo ensino médio ou pelo técnico integrado ao nível médio.
Alunos Novos
25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o ensino fundamental e proeja fundamental.
27 e 28 de fevereiro – Matrícula para o ensino médio e técnico nível médio.
Educação Profissional (apenas os cursos subsequentes – Prosub)
26 e 27 de fevereiro – Confirmação de matrícula para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico (curso técnico de nível médio subsequente), obedecendo à ordem de classificação.
Por: Silvia Costa coordenadora de Comunicação da SEC