Até as eleições de 2012, somente Pojuca contava com a votação com identificação biométrica em toda a Bahia. Neste mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as cidades que serão contempladas pelo cadastramento biométrico neste ano, o que na Bahia corresponde a mais 37 municípios.
O primeiro município baiano que passará pelo cadastramento será Adustina (52ª Zona Eleitoral), localizado a 345 km de Salvador. A previsão é de que os dados biométricos dos eleitores nestas cidades sejam coletados de junho a novembro deste ano, de acordo com a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), órgão interno do TRE-BA responsável por fiscalizar o procedimento.
Confira a lista dos municípios baianos contemplados
As cidades foram selecionadas pela Corte por já estarem inseridas nas demandas de revisão eleitoral nacional após terem passado por inspeções extraordinárias. A capital baiana não foi incluída, mas Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim vão participar, por exemplo.
A meta do TSE é que 20% do eleitorado do país esteja recadastrado para as eleições de 2014. O objetivo é de que a totalidade dos eleitores brasileiros seja alcançada em 2018, mas em 2016 a proporção deve aumentar para 40%.
Fonte: Correio