Prefeitos de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos em Brasília para discutir investimentos junto ao Governo Federal no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Um dos poucos gestores públicos municipais da região que compareceram ao evento foi o prefeito petista de Valente, Ismael Ferreira.
O gestor valentense participou de todas as atividades programadas do encontro e aproveitou a oportunidade para rever pessoas e lideranças políticas, parlamentares, ministros e manter contatos que aperfeiçoa a relação com os diversos níveis de governo.
Numa visita à Secretaria Nacional de Turismo, acompanhado do valentense Fábio Mota, Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, e dos deputados Pedro Tavares e Lúcio Vieira Lima, foram discutidas propostas para o turismo e esporte do município. “Além da praça Nemézio Martins, que já está sendo executada, estamos demandando mais iniciativas de construção de obras para incentivar o turismo e esporte local”, disse o prefeito Ismael Ferreira.
Além das audiências, o prefeito Ismael também participou do jantar promovido pela União dos Municípios da Bahia- UPB, que contou com a presença do governador Jaques Wagner e de diversos deputados federais e estaduais.
Um importante anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff para os mais de 5 mil prefeitos e vice-prefeitos presentes no Encontro Nacional. Serão liberados R$ 66 bilhões para ações estruturantes nos municípios. Uma notícia recebida com alegria pelos novos gestores, mas que demanda empenho e esforços, como afirma o prefeito Ismael Ferreira. “Todos os setores dos governos federal e estadual continuam enfatizando a necessidade de apresentações de projetos para que os municípios possam acessar estas verbas que atendem todas as áreas de uma gestão pública. Por isso a necessidade de estruturar e preparar nossa equipe”, salienta o gestor.
O encerramento do evento foi feito pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que agradeceu a todos os participantes, lembrando que o conhecimento adquirido pelos gestores municipais deve ser aplicado na prefeitura. “Uma vez que exista o diálogo entre os governos federal e municipal, estamos fortalecendo a gestão e melhorando a vida do cidadão”, destacou a ministra.
Ascom PMV