O governador aproveitou o seu discurso na “Casa do Povo” para relembrar que o governo vem reagindo ao fenômeno da “maior seca dos últimos 50 anos” com investimentos estruturantes e ações emergenciais. Wagner destacou que as obras referentes ao Sistema Adutor do São Francisco já se encontram em fase de teste, e levarão água de qualidade do Rio São Francisco até a região de Irecê. “Cerca de 330 mil habitantes serão beneficiados com o projeto, que contou com investimento de R$ 178 milhões e já beneficia mais de 80 mil pessoas em sedes municipais como Cícero Dantas, Heliópolis e em mais de 25 localidades”.
Ainda segundo o governador, o Sistema Adutor da Região de Guanambi, da mesma forma, beneficia 226 mil habitantes da região do sudoeste do Estado. A Adutora de Pedras Altas leva, desde o final do ano passado, água de qualidade para mais de 170 mil pessoas em 20 municípios. “Somente da Embasa, os recursos para as obras estruturantes de enfretamento da seca atingiram R$ 994 milhões”, pontuou.
Finalizando o seu pronunciamento, Wagner destacou o amadurecimento da democracia na Bahia, cujo processo eleitoral de 2012 foi marcado pela tranqüilidade do pleito. “Reafirmo aqui a postura republicana do Governo da Bahia, que buscará trabalhar, também em 2013, em parceria com todos os 417 municípios baianos, visando o desenvolvimento dos mesmos e do nosso povo”, disse.
O governador reconheceu as dificuldades que a maioria dos municípios está passando no momento com a queda de arrecadação e os problemas financeiros. “O Governo da Bahia é parceiro dos municípios e intercederá no plano nacional, mas é preciso qualificar a gestão municipal para apresentar bons projetos, conseguir orçamento e garantir a execução”, concluiu Wagner.
Fonte : Secom