Com o templo lotado de membros, evangélicos de outras denominações e autoridades do município, foi inaugurado na noite de domingo (10) a reforma da Igreja Batista Mundial do Avivamento, situada na Avenida 02 de julho, no centro da cidade de Conceição do Coité. Instalada a um ano No município, a Igreja Batista Mundial do Avivamento (IBMA), tem na presidência do experiente reverendo Manoel Cordeiro de Almeida Filho, conhecido Pastor Almeida, há 21 anos consagrado pastor.
A igreja, segundo o pastor fez uma alteração em sua denominação, mas mantém a mesma liturgia, antes Avivamento Bíblico, agora Batista Mundial do Avivamento. Ao falar para o CN, Almeida disse que o evento correspondeu á expectativa e destacou a presença do público, das autoridades a participação de Paulo André, um dos maiores nomes da música gospel brasileira e a pregação do renomado preletor Jefferson Rodrigues.
O ministério Batista Mundial do Avivamento realiza um trabalho evangélico voltado a família. “Em Conceição do Coité o trabalho foi implantado há um ano e cremos que seja um lugar onde a cura e a libertação é um presente de Deus diário”, falou o pastor Almeida. A IBMA conta somente na sede do município com 420 membros e congregações nos bairros Açudinho, Terra Nova, Fluminense, Pampulha e Distrito de Chapada Riachão do Jacuípe.
Segundo o Pastor Almeida, obediência, fidelidade e submissão são pilares para uma vida cristã de sucesso e bênçãos. No culto, foram consagrados duas pastoras, Nilza Oliveira Silva Almeida e Marialva Cordeiro, além dos pastores Silvio Alves e Marcelo Oliveira, que vão atuar na região da Chapada Diamantina e no território do sisal.
O templo comporta aproximadamente 1.000 pessoas, mede 30 metros de comprimento e além do auditório, foi construída uma galeria, diversas salas para os departamentos e foram investidos aproximadamente R$ 90 mil na reforma.
O prefeito Francisco de Assis (PT), o vice-prefeito Alex Lopes (PMDB) e o secretário de comunicação e Relações Institucionais Valdemí de Assis, prestigiaram o evento
Um dos pontos alto do culto foi apresentação do cantor e compositor pernambucano, Paulo André. O cantor começou seu “ministério”, aos 16 anos, após ganhar um violão da mãe e em 1994 ganhou fama ao gravar seu primeiro CD como título “Manda Fogo Jeová”. Durante apresentação na noite de domingo, Paulo André cantou diversos sucessos, entre eles “Filho da Irmã Maria”, “Cadê o vaso”, “Sapato de fogo”, “Altar fumegando” e do mais recente trabalho “Lobebar nunca mais”.
Após 19 anos de carreira, Paulo André, que é casado com Anderlea Santos, também cantora e tem viajado o Brasil com sua banda e, segundo a produção do artista, este ano o cantor assinou contrato com a Grana & Matos. Passavam das 20h e tão logo ele começou apresentação, toda comunidade evangélica formou um coral e acompanhou o artista.
Segundo Pastor Almeida os cultos dominicais sempre são “casa cheia” mas diante da expectativa da inauguração, pelo grande trabalho de divulgação só restou solicitar da prefeitura a interdição da rua onde foi montada uma estrutura de telão para que aqueles que não tiveram como acompanhar o culto na área externa pudesse acompanhar tudo que estava programado.
Ao final do culto por volta das 22h40 o pastor Almeida aroveitou a presença do prefeito Assis para perguntar como será a participação da prefeitura na semana dos Evangélicos que ocorre na última semana do mês de setembro. De acordo com o pastor um dos primeiros incentivadores após a idealização do então vereador Valdemí de Assis para criação da semana dos evangélicos que depois ganharia mais força através da ex-vereadora Geninha que fez uma modificação na lei para instituir o dia 23 feriado municipal.
Para Almeida nos últimos anos a semana não foi dos evangélicos de Coité e sim de algumas denominações e a pretenção é envolver toda comunidade evengélica do município.
O prefeito Assis disse ao pastor e ao público presente que a Prefeitura dará o apoio necessário ao evento mas que também tem o desejo que todas as denominações participem.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas