A partir desta segunda-feira,11, estão abertas as inscrições para a XXXIX edição do campeonato intermunicipal 2013. O prazo se estende até dia 10 de junho, sem possibilidade de prorrogação, devido ao calendário estar totalmente dentro do seu limite máximo de datas.
Até lá, as Seleções Municipais poderão confirmar suas participações no campeonato. Para garantir vaga na disputa, cada Liga Desportiva terá que apresentar o requerimento de inscrição, renovação da Licença 2013, cópias das atas de eleição e posse com mandato em vigor, endereço atualizado e telefones da Liga, ofício da Prefeitura local liberando a utilização do Estádio, relação de clubes filiados, regulamentos e tabelas com resultados das competições promovidas nos anos de 2011, 2012 e a serem realizadas em 2013.
Além disso, as Ligas terão que cadastrar cinco árbitros filiados até 14 de junho, sob pena de ter escalada arbitragem de outras cidades. O intermunicipal 2013 será realizado entre 14 de julho e 15 de dezembro.
Já a inscrição dos atletas participantes poderá ser feita a partir de 14 de junho até data a ser divulgada no regulamento da competição. No primeiro dia de inscrições, o mínimo de 18 jogadores deverá ser inscrito por cada Seleção. Só poderão fazer parte das Seleções atletas amadores ou ex-profissionais, que tenham atuado profissionalmente até 31/12/2012, e que façam reversão de categoria e cumpram o estágio devido, se for o caso.
O Congresso Técnico do Intermunicipal está previsto para ocorrer no mês de julho, em data e local a serem divulgados posteriormente pela FBF. Na oportunidade serão entregues o regulamento e tabela do Intermunicipal.
Fórmula de Disputa
As Seleções inscritas no Intermunicipal 2013 serão dividias em grupos regionalizados, que jogarão entre si, no sistema de ida e volta (mata-mata).
Em 2012, São Francisco do Conde conquistou o bicampeonato (foto). A Seleção do Recôncavo baiano derrotou Coaraci na grande decisão.
Além da revelação de talentos, o Intermunicipal tem uma grande função social para o estado, pois a competição é responsável pelo emprego direto de mais de 2.000 (duas mil) pessoas, e indireto de mais de 8.000 (oito mil) pessoas, que trabalham como treinadores, preparadores físicos, supervisores, massagistas, enfermeiros, porteiros, bilheteiros, vendedores ambulantes, prestadores de serviços, etc. Sem falar no crescimento do comércio das cidades participantes e circunvizinhas, principalmente o setor Hoteleiro e de Materiais Esportivos.
A líder do ranking de títulos é Itabuna, com oito conquistas, seguido de Cachoeira, com sete, e Santo Amaro e Conceição do Coité, com quatro cada.
Entre os atletas revelados pelo Campeonato Intermunicipal em sua história, estão grandes nomes do futebol brasileiro e mundial como Edílson Capetinha, Bobô, Liédson, Charles, Aldair entre outros.
Confira abaixo algumas estrelas que participaram do Intermunicipal:
Toninho Baiano/Itaparica – Atuou pelo Galícia, Flamengo, Fluminense, Seleção Brasileira e Seleção do Mundo.
Jorge Campos/Ipiaú – Atuou pelo Bahia, Atlético/MG, Vitória, Ponte Preta e Sport.
Gajé e Zé Reis/Itabuna – Atuaram pelo Leônico, Bahia, Galícia e Botafogo-PB.
Bobô/Senhor do Bonfim – Atuou pela Catuense, Bahia, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Internacional e Seleção Brasileira.
Charles/Itapetinga – Atuou pelo Bahia, Cruzeiro, Flamengo, Málaga (ESP), Boca Juniors (ARG) e Seleção Brasileira.
Liedson/Valença – Atuou pelo Poções, Coritiba, Flamengo, Corinthians e Sporting(POR) e Seleção Portuguesa.
Júnior Baiano/Poções – Atuou pelo Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Seleção Brasileira.
Eloy/São Francisco do Conde – Atuou pelo Vitória, Fluminense de Feira, Madre de Deus, Galícia e Figueirense.
Washington/Valença – Atuou pelo Galícia, Corinthians, Inter/RS, Atlético/PR, Fluminense/RJ e Seleção Brasileira.
Vandick/Conceição do Coité – Atuou pela Catuense, Bahia, Flamengo, Juventude, Paysandu.
Dão/Sento Sé – Atuou pela Jacuipense, Vitória e Avaí.
Aldair/Ilhéus – Atuou pelo Flamengo, Benfica, Roma e Seleção Brasileira.
Júnior Nagata/Santo Antônio de Jesus – Atuou pelo Vitória, Palmeiras, São Paulo, Atlético – MG, Goiás e Seleção Brasileira.
Edílson Capetinha/Castro Alves – Atuou pelo Vitória, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Bahia e Seleção Brasileira.
Fonte: FBF