A prefeita Benvinda de Oliveira Silva (PSD), inaugurou no inicio da noite de terça-feira,(19), uma creche na Rua Manoel Linhares, próximo ao Centro Administrativo, na cidade de Gavião. A unidade atenderá a 120 alunos da educação infantil, no período da manhã e tarde, e praticará os parâmetros curriculares estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.
Mãe de três filhos, a prefeita Benvinda Oliveira disse ao CN que estava vivendo um momento muito importante em sua vida, pois uma conquista como aquela depende de muito esforço. “A essência de tudo são as crianças”, destacou a prefeita ao abrir as portas da unidade escolar e descerrar a faixa inaugural.
Construída numa área de 564,47 m², com capacidade de atendimento, a escola conta com bloco pedagógico, composta de quatro salas de aula, bloco administrativo, bloco de serviço com banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha, despensa e bloco multiuso com sala de leitura, calçadas, jardins; parque infantil destinado à recreação e. equipamentos de acessibilidade. O nome da escola presta homenagem a moradora Cândida de Oliveira,(no destaque) que viveu na comunidade desde a época que era fazenda, depois povoado pertencente ao município de Riachão do Jacuípe e morreu aos 104 anos.
Lucélia Silva, diretora de cultura da Prefeitura, neta de Dona Cândida, representou a família e em seu pronunciamento destacou a obra e disse ser um projeto abençoado. Ela estava ao lado do ex-vereador Benjamim Oliveira Silva, 78 anos, um dos filhos da homenageada e que exerceu o mandato no segundo período legislativo do município, ou seja, em 1988.
O vice-prefeito Juvenal Barreto (DEM), se emocionou ao falar da família e as dificuldades para ele e seus 12 irmãos estudarem e externou a satisfação de fazer parte do grupo político liderado por Laurindo Nazário, pois as ações do governo estão melhorando a vida das pessoas.
Ele pediu empenho às professoras para que tenham em um futuro próximo a alegria de vê aquelas crianças que hoje estudam na creche, crescerem, cursarem faculdades e tornarem doutores. “Aqui vejo a nossa ex-vice-prefeita Maria Luiza que por muitos anos foi professora e hoje vive a alegria de muitos dos ex-alunos se formarem e se tornaram doutores”, concluiu Barreto.
O professor Luiz Antonio, Gestor da educação, falou que durante 27 anos as famílias do município de Gavião viveram na expectativa de terem uma creche. “Só em 2012 isto foi possível e implantamos uma unidade com 45 alunos. Agora um novo sonho foi realizado”, afirmou o gestor. Ainda Segundo Luiz, apenas 5% das obras no país estão concluídas e no território do Jacuípe é a primeira.Ele disse também que vai ser iniciada a construção de uma escola com seis salas de aula, cujos recursos já estão na conta do município e a obra está em processo licitatório.
O secretário da administração e líder político, Laurindo Nazário, lembrou que Gavião está na fase da juventude, com apenas 28 anos de emancipação. “O momento realmente é importante e todo povo se alegra por estarmos juntos”, falou irmão Laurindo como é conhecido.
Coordenador da campanha eleitoral que reelegeu Benvinda de Oliveira, ele externou sua felicidade ao contar que passou o pleito eleitoral, são 90 dias de uma nova gestão e não descontinuidade no ritmo acelerado de obras implantado em 2009, apensar da situação desastrosa que encontrou o município, que não tinha se quer uma sede para funcionar a Prefeitura.
Ele informou que a gestão municipal havia começado a sede da Prefeitura, que será construída com recursos próprios, mesmo reconhecendo que será em ritmo lento, por causas dos recursos escassos. Falou dos calçamentos executados na área da creche, confirmou a construção de uma escola de seis salas de aulas e de uma quadra coberta. “Aqui as coisas acontecem porque zelamos o dinheiro público”, falou Laurindo.
Nazário lamentou a seca e considerou a maior dos últimos cinquenta anos e garantiu que ninguém irá passar fome, pois “o pão será dividido para todos”. Ele disse entender a necessidade da Prefeitura investir em obras para gerar emprego e ajudar as pessoas nesta hora de dificuldade e se emocionou ao falar da situação que os aposentados e os agricultores estão vivendo, tendo que gastar, muitas vezes até o que não tem, para não vê os animais morrerem.
Como forma de comemorar a data, Laurindo Nazário disse que a Prefeitura havia preparado uma festa modesta para comemorar o aniversário, mantendo a tradição. No sábado (16) a cantora gospel Mara Maravilha, que ficou conhecida no inicio da década de 1980 “Miss Mara”, tornando-se a principal atração televisiva produzida por uma emissora fora do eixo Rio-São Paulo e 1995, de maneira inusitada, decidiu mudar radicalmente os rumos de sua carreira, passando a investir exclusivamente no segmento de música gospel, se apresentou no evento evangélico para festejar a emancipação do município.( VEJA OUTRAS FOTOS)
Na terça-feira, dia da emancipação, houve pela manhã a corrida da liberdade, maratona envolvendo pessoas do sexo masculino e feminino com a premiação de R$ 2.700, e a noite show com Cinara Vilas, que cantou sucessos do grande público, a exemplo de Libera o som DJ, Uh Bebê e 100% amor, Bandas Eskala, Excita Samba e Violão de Ouro. O alagoano José Roberto de Souza, com o grupo Violão de Outro, foi responsável por encerrar as atividades festivas.
“Roberto Violão de Ouro”, com é conhecido, cantou músicas que se mantém no gosto popular, a exemplo de Primeiro Amor, No Fechar dos Olhos, Orgulho e Vontade Dividida.
Texto de Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas