“O que não se vê há muito tempo em Valente está acontecendo agora. Rede de esgoto para todos”, afirma entusiasmada a moradora Elenilda Mota Souza. A moradora se refere aos 630 metros de rede de esgoto que beneficia bairros carentes da cidade e que estão sendo viabilizados com recursos próprios.
Por muito tempo, os gestores que passaram pela administração pública municipal deixaram de ver saneamento básico, limpeza pública e prevenção de doenças como direitos humanos. Um pensamento diferente do que vem tendo o novo gestor municipal Ismael Ferreira. “Estamos mudando essa realidade para garantir qualidade de vida aos nossos cidadãos”, afirma o prefeito Ismael.
As manilhas utilizadas na rede de esgoto são produzidas por trabalhadores da própria Secretaria de Infraestrutura, o que reduz bastante o custo das obras e garante a qualidade do produto.
O primeiro bairro a ser contemplado foi o Bom Jardim, com a colocação de 200m de rede. Na Rua Campo Limpo no bairro Hermírio Simões foram feitos 250 metros. Em seguida, a prefeitura colocou mais 110 metros de rede na Rua Olegário Lopes, no bairro Dionizio Mota, que vai da frente do prédio do INSS até a saída para a rodovia que liga Valente a São Domingos. No bairro de Minação as Ruas Pantanal e São Vicente tiveram a colocação de 70 metros de rede.
O intuito é dar continuidade aos processos de construção e ampliação das redes de esgoto, priorizando os locais que tiverem maior necessidade. “Sabemos que em muitos desses lugares a reivindicação da população já vem há bastante tempo. Nós estamos investindo em qualidade de vida para todos. O investimento é baixo e quem ganha é a população”, comemora Ismael.
Segundo o chefe de gabinete e ex-prefeito Agnaldo Oliveira, existe um planejamento para que o trabalho seja estendido para o interior do município. “Em breve estaremos trabalhando na comunidade de Valilândia”, informou Agnaldo.
Fonte: Ascom/PMV