O município de Barrocas emancipado de Serrinha em 30 de março de 2000, está completando 13 anos de emancipação política e administrativa e estava sendo programada uma grande festa para comemorar a data,porém, a estiagem continua castigando todo o Nordeste do Brasil e, na Bahia o governador Jaques Wagner decretou estado de emergência dia 8 de março em mais de 50% dos municípios baianos, dentre eles Barrocas.
O Prefeito José Almir Queiroz, desde a publicação do decreto, avalia a situação e depois de viagens à capital do estado onde esteve com autoridades do governo e dos órgãos de controle decidiu por cancelar os festejos e convocou alguns orgãos de comunicação e realizou na manhã desta quinta-feira (14) uma coletiva para explicar a situação.
Não é sempre que Barrocas pode comemorar festa como estava sendo programada
O município de Barrocas faz aniversário de emancipação política sempre dentro da quaresma, e, pela forte tradição católica do seu povo bem como seus governantes sempre respeitaram o período e comemoram de forma voltada para religiosidade. Padre Antônio Maria, Zezinho, Adriana e Laércio da Canção Nova, Cantores de Deus, Manto Azul, entre outras do repertório Gospel.
Para este ano já estava certa a participação do Harmonia do Samba, contratada como atração principal. “O Barroquense comemora no dia 30 não apenas o aniversário de emancipação política, neste dia comemoramos também o progresso, os avanços, e liberdade, queria mais que ninguém fazer uma bonita comemoração, ainda mais depois da confiança depositada em mim por esse povo, mas temos que respeitar as leis e nos preparar ainda mais para enfrentar esta situação que dificulta a vida de muitas famílias barroquense que é a continuação da estiagem” disse Almir de Maciel prefeito municipal.
Por: Raimundo Mascarenhas