O caixa eletrônico de uma agência do Bradesco foi explodido por bandidos na madrugada da terça-feira (26), no município de Candiba, localizado a 762 quilômetros da capital baiana. De acordo com informações da delegacia local, a ação aconteceu por volta das 2h30, quando três homens arrombaram a agência localizada na Praça da Matriz.
Ninguém ficou ferido. Apesar do trio chegar a explodir um caixa eletrônico, a polícia afirmou não ter saber se os bandidos chegaram a roubar algum dinheiro do banco. Os três assaltantes fugiram do local em motocicletas, e ainda não foram identificados e presos pela Polícia Civil de Candiba.
Segundo dados da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o número de assaltos a banco cresceu 19,24% nos últimos dois anos. Foram registrados 440 assaltos a banco em todo o país somente em 2012, dos quais 55 aconteceram na Bahia – cerca de 12,5% das ocorrências.
De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, o número de atentados às instituições bancárias é muito maior do que o anunciado pela Fenaban, já que os dados não incluem os 1261 ataques registrados somente no primeiro semestre. Os representantes do sindicato relacionam o grande número de assaltos e explosões a caixas eletrônicos à falta de investimento em segurança.
Ao ano, são destinados R$ 1,5 bilhão no reforço da vigilância das agências bancárias, o que representa uma pequena parcela do lucro registrado pelo Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa: R$ 49,603 bilhões, segundo o sindicato.
Fonte: Correio