Agricultores familiares do município de Ponto Novo, no norte da Bahia, realizam uma manifestação Km 174, na BR-407, desde as 8h desta sexta-feira (5). De acordo com Adilson Cardoso, gerente executivo de irrigação, a ação tem como um dos objetivos chamar a atenção dos órgãos públicos para o problema de falta de água na região devido à seca.
“O protesto é em relação ao pedido de garantia do fornecimento de água ou manutenção da vazão de água para irrigação. Nós também queremos a anistia de dívidas de financiamento agrícola, além de apoio aos agricultores familiares, que hoje o pessoal não tem o que como sobreviver”, relata Adilson.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os manifestantes bloquearam o tráfico de veículos nos dois sentidos da BR-407. Um congestionamento de cerca de 10 Km foi formado na região. Até as 12h30 desta sexta-feira, a pista ainda não tinha sido liberada para o tráfego.
De acordo com o patrulheiro Ferreira, a BR – 407 – continua interditada. “Os manifestantes exigem a presença de um representante do Governo do Estado, assim como de representantes da Imprensa regional”, salientou o policial. O patrulheiro informou ainda que o trânsito está parado na região da manifestação nos dois sentidos, gerando engarrafamentos, assim como outros transtornos.
Os motoristas de veículos de passeios estão sendo orientados no Posto da PRF em Capim Grosso a seguir pela BR – 324, tendo como acesso o contorno de Caém, o que levará esses motoristas a cidade de Senhor do Bonfim.
Fonte: G1 e Arnaldo Silva