Uma comitiva formada pelos vereadores Carlinhos Moto, Afonso, Arraia, Eugênio, Willian Gonçalves, Beto Santiago, Egberto e pela vereadora Lúcia Maria participou de uma audiência nesta quinta-feira, 11, com o Dr. Fábio Santos da Silva que é o Coordenador Regional da Polícia Civil da 15ª COORPIN sediada em Serrinha.
A comitiva foi em busca de soluções para os diversos problemas ocorridos em Ichu relacionados à segurança no município como arrombamentos, drogas, tiros, entre outros.
Ao serem apresentadas as demandas para o Coordenador ele afirmou para os edis de que por incrível que pareça Ichu é um dos poucos municípios subordinados a 15ª COORPIN a contar com cinco Agentes da Polícia Civil e mais um delegado a disposição.
Segundo Dr. Fábio mesmo estando no papel este número de policiais, infelizmente só existem dois atuando na prática, pois dois destes agentes encontram-se com licença médica e um deles está há cerca de um ano nesta situação.
O Delegado Regional explicou que tem determinadas demandas que não são institucionais e sim políticas, a exemplo da liberação de viatura e disponibilização de policiais, delegados e equipamentos.
Para ele é necessário que as autoridades políticas do município estejam empenhadas em buscar junto a Secretaria de Segurança Pública novos mecanismos, pois somente a Coordenadoria não conseguirá resolver todos os problemas e atender a tantas cidades.
Ao tomar conhecimento de que o delegado titular de Conceição do Coité, Dr. João Farias, responsável por atender em Ichu duas vezes por semana está atuando só nas quartas-feiras, o Coordenador afirmou que vai solicitar do mesmo que cumpra a determinação e de fato esteja à disposição dos ichuenses durante dois dias.
Mesmo estando com dificuldades de agentes, Dr. Fábio disse que vai disponibilizar em alguns finais de semana para o município uma equipe em escala extra conhecida como Visão Noturna que percorre as cidades da região realizando rondas, abordagens e outros procedimentos.
A comitiva saiu satisfeita com as declarações do Dr. Fábio e os membros afirmaram que vão continuar mobilizando as autoridades e comunidade para buscar mais segurança para Ichu. De acordo com Carlinhos Moto que é Presidente da Câmara, já foi agendada uma audiência em Salvador na Secretaria de Segurança Pública.
Por: André Luiz – AL Notícias