Centenas de beneficiários do Programa Bolsa Família preferiram não arriscar e movimentaram a Caixa Econômica de Conceição do Coité durante todo o dia deste domingo, 19, praticamente a mesma quantidade de pessoas que ocuparam o banco na noite de sábado, 18, após a circulação de boatos que aquele era o último dia para retirada do benefício, pois o programa iria acabar.
Mas o boato lembrou aquele dito popular “mentira contada várias vezes acaba virando verdade” e um fato curioso e até agora não esclarecido veio a colocar duvidas na população. O cartão do programa existe uma numeração semelhante ao do aposentado, ou seja, com final de 1 a 0, que corresponde dez dias de pagamento do Bolsa Família, assim sendo apenas o final 1 e 2 poderia sacar, já que a liberação do dinheiro ocorreu na sexta final 1 e o 2 será nesta segunda, como para o banco o sábado conta como segunda, as pessoas dos dois primeiros dias de beneficio conseguiram realizar o saque.
O que muita gente não entendeu foi alguns cartões com final 3,4,5, e até final 8 sacou o dinheiro. O movimento na caixa só encerrou no sábado na hora que estava programada para ser fechado o autoatendimento.
Ainda noite de sábado a Caixa divulgou nota nacionalmente tranquilizando os beneficiários que não passou de boato e que ganhou grande repercussão em vários estados. A prefeitura de Coité colocou um carro de som na cidade na manhã deste domingo e nem assim o povo deixou de ir ao banco, cujos caixas de tanto receberem cartão deixaram de fazer a leitura do magnético e apenas dois, com as pessoas reclamando de lentidão funcionavam até por volta das 19h.
O boato foi assunto no Fantástico com entrevistas com ministros de governo Dilma prometendo apurar para descobrir de onde e quem iniciou o boato que mexeu com os ânimos de cerca de 13 milhões de famílias.
Veja o vídeo da movimentação de sábado
Por: Raimundo Mascarenhas