O exercício da cidadania começa com o acesso a um direito básico do cidadão que é a documentação civil. Pensando neste princípio o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF de Conceição do Coité começou a entrega dos 690 RGs (Registro Geral) emitidos no mês de março através do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.
A primeira entrega ocorreu na manhã deste sábado,18,no Distrito de Salgadália que foi contemplado com cerca de duzentas carteiras de identidades e 250 CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas). “Isto aqui é muito importante, pois sem documento não somos nada, a gente não pode fazer compras em loja e nem fazer empréstimo em banco, então eu agradeço a todos por conseguir pra gente que é trabalhadora rural” disse a agricultora familiar Deusuita Cupertino Preto.
“Pra gente é uma grande satisfação ter emitido uma quantidade significativa de RGs e CPFs em apenas quatro dias de trabalho e, principalmente, poder entregar os documentos em um espaço curto de tempo.” salientou Gilca Moraes, secretária de Políticas para as Mulheres do SINTRAF.
A entrega da documentação segue na próxima segunda-feira, dia 20, em Nova Palmares a partir das 14 horas e a noite será a vez do Povoado de Ipoeirinha. Para as pessoas das demais comunidades e da sede do município que fizeram o documento a entrega será realizada na próxima sexta-feira, dia 24, na sede do sindicato nos seguintes horários, pela manhã das 07h às 12h e à tarde das 14h às 17h.
Ascom SINTRAF – Gilcimar Pereira