Comemorando mais um aniversário nesta quinta-feira (13), o município de Serrinha foi parabenizado pelo deputado Joseildo Ramos (PT), através de uma moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa do Estado. Localizada no Nordeste baiano, no Território do Sisal, Serrinha completa 137 anos de emancipação política.
Famosa por sediar a maior festa de vaquejada do Estado, com uma média de 50 mil visitantes por ano no evento, Serrinha começou a ter a sua história registrada oficialmente a partir de 1715, com a chegada do português Bernardo da Silva. Embora os primeiros habitantes da cidade tenham sido os índios da nação Cariri, foi o comandante da expedição da colonização portuguesa que iniciou a organização urbana do local.
Pela Lei Provincial 1.069, de 13 de junho de 1876, o Arraial de Serrinha foi elevado à categoria de Vila, e a data passou a ser comemorada posteriormente como o dia do aniversário da cidade. No entanto, Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos (atual Irará), acabou recebendo o status de município apenas em 30 de junho de 1891.
Leia a moção na íntegra:
MOÇÃO Nº 15.529/2013
Moção de congratulações pelos 137 anos de emancipação política do Município de Serrinha.
O Deputado Estadual Joseildo Ramos vem, com fundamento no artigo 141 da Resolução nº 1.193/85, que dispõe sobre o Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, requerer, após tramitação regimental, que seja inserido na ata dos trabalhos desta Casa Legislativa a presente moção de congratulações pelos 137 anos de emancipação política do Município de Serrinha.
É com imensa alegria e satisfação que saúdo toda a população do município de Serrinha, que está localizado no Território de Identidade do Sisal, pelos 137 anos de emancipação política do município.
Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada à freguesia de São João de Água Fria. Nesse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada para visitantes, comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco. Pela Lei Provincial número 1.069 de 13 de junho de 1876, o Arraial de Serrinha foi elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos (atual município de Irará), sendo instalado em 11 de janeiro de 1877.
A Vila de Serrinha recebeu status de município pelo Ato Estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena.
A instalação solene do município ocorreu em 30 de agosto de 1891, segundo consta da ata do Conselho Municipal de Serrinha.
Com grande entusiasmo, expresso, através da presente Moção de Congratulações, minha profunda alegria em comemorar os 137 anos de emancipação política do município de Serrinha que será comemorado no dia 13 de junho do corrente ano.
Por tudo que fora exposto, dê-se ciência da presente moção de congratulações a todos os munícipes de Serrinha, à Prefeitura Municipal de Serrinha e à Câmara de Vereadores da Cidade de Serrinha.
Deputado Joseildo Ramos