Aconteceu na manhã desta quarta-feira,05,no plenário da Câmara Municipal de Conceição do Coité o lançamento do I Festival Municipal de Arte e Meio Ambiente -FAMA que traz como tema: O Ser Humano e a Relação com o Meio Ambiente e o lema: Meio Ambiente: Saber Cuidar pra a Vida Continuar!
O ato contou com a presença de animadores,lideranças comunitárias, gestores de educação (escolas municipais/colégios estaduais/coordenadores de programas educacionais e sócio-ambientais do município), ONGs.
O gestor em meio ambiente Valdir Fiamoncinni fez uma importante palestra sobre o tema, e esclareceu para o público presente dados alarmantes, do que o homem vem contribuindo para o desastre ecológico mundial.Fiamoncinni lembrou o problema que Coité vem enfrentando com a poluição do açude de Itarandi que ganhou repercussão nacional.”Os municípios que têm responsabilidade ambiental aos poucos começam a trabalhar na recuperação desses mananciais e o de Itarandi é um açude histórico e tem uma importância muito grande na economia do município e acho que o poder público precisa está focado pra isso, fazer um trabalho de limpeza e despoluição, mas isso implica também em olhar os resíduos líquidos que são produzidos na cidade, que realize o processo de tratamento antes que chegue ao açude.
O ambientalista disse que na cidade de Afogados da Ingazeira em Pernambuco existe um grande açude a 2 km da sede do município e não é poluído,”porque houve um trabalho do governo de Pernambuco de conscientização da população e a água do açude é utilizada no consumo humano”, revelou Valdir.
De acordo com Perpétua Sampaio secretária de Educação, Cultura e Esporte, o objetivo dessa atividade é fazer memória do Dia Nacional do Meio Ambiente,comemorado neste 5 de maio, tendo em vista a integração das comunidades coiteenses, através do lançamento do Primeiro Festival Municipal de Meio Ambiente, e o compromisso com o fortalecimento e a difusão de um capital social mais comprometido com a educação ambiental e a vida integral do município.
“O projeto é um festival, onde pode se escrever bairros ou povoados do município que deverão apresentar o lema do festival que é Saber Cuidar pra a Vida Continuar, de forma artística. A comunidade que ganhar em primeiro lugar vai ser contemplada com uma obra ambiental no valor de R$ 20 mil e para o segundo lugar a impressão de cinco mil calendários com fotos locais”, explicou a secretaria.
O FAMA é aberto ao público e deverá envolver todas as comunidades rurais e urbanas, na Praça da Matriz, em Conceição do Coité,dias 05 e 06 de julho de 2013 / véspera do aniversário da cidade a partir das 13h30 na Praça da Matriz.
Informações Ascom/PMCC