O município de Irecê, na região norte da Bahia, será palco de uma grande manifestação no próximo sábado (22), em apoio aos protestos que movimentam o país. A concentração será às 9h, no Terminal Rodoviário, de onde os participantes sairão em caminhada pelas principais vias da cidade. Organizado através das redes sociais, o ato público espera reunir mais de mil pessoas de diversas cidades da microrregião.
O movimento – que se autointitula apartidário – vai apresentar uma extensa pauta de reivindicações. Na lista, mais investimentos na saúde, educação e segurança pública; agilidade na obra de transposição do Rio São Francisco/Projeto Baixio de Irecê; defesa pelo bioma caatinga no Território de Irecê com a construção de Planos Municipais de Desenvolvimento Sustentável; agilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no processo contra crime eleitoral na cidade.
Os manifestantes também querem ampliação de cursos universitários e fortalecimento do Campus XVI da Uneb; transporte gratuito para estudantes universitários; construção da casa de estudantes da Uneb; transporte gratuito e de qualidade para estudantes universitários. Os participantes ainda vão protestar contra os altos salários de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, além de pedir maior transparência nas licitações do município.
Pascoal Ferreira – Irecê Repórter