Uma equipe do Governo Municipal de Conceição do Coité formada por secretários, vereadores e colaboradores esteve visitando nesta quarta-feira, 19, o andamento da construção das 250 casas da nova etapa do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, de onde saíram satisfeitos com o avanço das obras iniciadas em fevereiro com previsão de entrega para 28 de janeiro de 2014, mas segundo o engenheiro Carlos Alibert da Constru Quali responsável pela obra, pelo avanço até o mês de novembro os imóveis estarão prontos.
Mas algo chamou a atenção da comitiva liderada pelo vice-prefeito Alex Lopes, o sistema PPR de aquecedor a base de energia solar que será implantado sobre o telhado de todas as 250 residências.
Raul Queiroz um dos diretores da Constru Quali fez uma breve explanação do que vem sendo feito e destacou que o sistema que vai permitir que os moradores tenham agua aquecida para o banho é um conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos destinados ao abastecimento de agua em temperatura e quantidade controláveis pelo usuário.
O secretário de Infraestrutura Josuel Oliveira disse que o sistema é inovador em Conceição do Coité e vai permitir que a população de baixa renda possa usufruir desse conforto sem custos com energia elétrica.
“A água chega normalmente na caixa, o morador vai ter o liquido com temperatura ambiente a qualquer momento, essa mesma água passa para o reservatório que fica junto a placa de energia solar e basta ter a luz do sol para se ter água quente para o banho”, disse o secretário.
Com mais essas 250 chega a 750 casas na Cidade Jardim, cuja área receberá outras 250 residências, totalizando mil residências, onde deverão ser ocupadas por uma população estimada de 4 mil moradores.
As novas habitações receberão ainda forro em PVC, e, para o laser, quadra esportiva, quiosque, campo de futebol.
O vice prefeito Alex Lopes parabenizou a empresa pela agilidade na obra e disse que está muito feliz pelo avanço do conjunto habitacional, lembrou da dificuldade que encontrou para entrar nas residências durante a campanha política, mas não é por isso que o governo vai deixar de olhar para aquela população com todo carinho.” Basta dizer que vai ser aqui a construção da Unidade Pronto Atendimento – UPA referencia em atendimento a saúde e também aqui próximo, a construção do primeiro centro de convenções do Sertão da Bahia”, salientou o vice prefeito e secretário de Saúde.
O vereador e líder do governo na Câmara Danilo Ramos disse que o programa de habitação é sempre de grande importância em qualquer município e Conceição do Coité está da parabéns por proporcionar a casa própria as pessoas de baixa renda.
O secretario de Agricultura e meio Ambiente Urbano Carvalho com uma politica voltada para manutenção do homem do campo avaliou como muito importante a construção das casas, mas na condição de sindicalista e incansável pela luta da manutenção do homem do campo na sua origem, disse que essas construções devem ser melhores distribuídas, ou seja, se tem cem famílias em Salgadalia que serão contempladas com casas e tiver de deixar a zona rural para a área urbana deixando suas roças, “que construa essas 100 casas lá mesmo, assim seja também nos demais distritos e povoados”, sugeriu Urbano.
Nome de Genebaldo Queiróz sugerido para ser homenageado
A Constru Quali é dirigida por filhos de Genebaldo Queiroz e na ocasião da presença de Raul Queiroz foi sugerido o nome do serrinhense para receber a homenagem, o presidente da Câmara Adalberto Gordiano “Betão” pediu que Raul encaminhe a historia e a biografia de Genebaldo que morreu há três anos, para ser apreciado pelo poder legislativo.
Por: Raimundo Mascarenhas