O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Ação Social realizaram entre os dias 25 e 26 de julho na Câmara Municipal de Vereadores a IX Conferência Municipal de Assistência Social que teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, com o tema: “A gestão e o cofinanciamento na efetivação do SUAS”.
Segundo o secretário municipal de Ação Social, Railton Costa, a conferência foi um grande momento para o município de Retirolândia: “nesta conferência foram discutidas propostas que vão orientar o trabalho da secretaria e melhorar as condições dos serviços, programas e projetos desenvolvidos em nosso município. Fiquei muito feliz quando vi a participação dos diversos seguimentos sociais e públicos nesta conferência, mostrando o interesse em defender os direitos sócio assistencial de nosso povo”. Destaca o secretário.
A conferência deu início às 19horas do dia 25 com a mesa de abertura que contou com a presença do Prefeito Municipal André Martins, os secretários de Ação Social, Educação, Saúde e Finanças do município, a presidente do Conselho de Assistência Social a senhora Zirleide das Graças, o Padre Elias Cedraz e outros convidados. Após a mesa de abertura o regimento da conferência foi aprovado por unanimidade e sem alterações. Em seguida foi proferida a Palestra de abertura pela assistente social Soneide Rios, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Feira de Santana, que debateu acerca dos seis eixos temáticos da conferência.
No dia 26 a Conferência seguiu com as plenárias temáticas separadas por eixo, que discutiram os seguintes temas: Eixo 1: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Eixo 2: Gestão do Suas: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Eixo 3: Gestão do Trabalho; Eixo 4: Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Eixo 5: Gestão dos Benefícios no SUAS; e Eixo 6:Regionalização.
Após a discussão nas plenárias, foram apresentadas as deliberações que passaram por avaliação e aprovação na plenária final. Nas plenárias temáticas os grupos fizeram uma avaliação das deliberações das conferências realizadas no ano de 2005, 2007, 2009 e 2011, elencando as deliberações que ainda não foram alcançadas.
No final da conferência se realizou a eleição de dois delegados que representarão o município na IX Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2013 em Salvador, os escolhidos foram Laudécio Carneiro da Silva como titular e Michelly de Souza Costa dos Santos como suplente representando o poder público, Zirleide das Graças Silva Araújo como titular e Dilton Francisco Andrade como suplente, representando a sociedade civil.
Durante a conferência houve também apresentações culturais com crianças e jovens entre 06 a 15 anos, que são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das comunidades de Lagoa Grande e Vista Bela, e dos jovens do SCFV de 15 a17 anos de Retirolândia.
Da redação * informações ASCOM PM Retirolândia