Iniciada nesta quinta-feira, ontem (18) pela manhã, a V Conferência foi encerrada hoje, ainda a pouco, no Centro de Referência e Assistência Social-CRAS de Riachão do Jacuípe.
Com a intenção de reunir o governo e o povo para pensarem e decidirem juntos as prioridades nas políticas públicas de Assistência Social, esta Conferência, como todas, propôs espaços amplos e democráticos de discussão e articulação em torno de estratégias de organização.
A V Conferência Municipal de Assistência Social de Riachão teve como tema: “ A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”. O SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é um Sistema público que organiza, de forma, descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.
A Conferência foi dividida em 4 Eixos: o I debateu sobre o Confinaciamento Obrigatório da Assistência Social; o II a Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Eixo III: Gestão do Trabalho; Eixo IV Gestão dos Serviços, Programas e Projetos, Eixo V: Gestão dos Benefícios no SUAS; e Eixo VI: Regionalização.
Hoje, segundo e último dia de Conferência após os grupos debaterem os eixos reuniram-se para a apresentação das propostas por estes debatidas e elaboradas.
Após almoço, os participantes da V Conferência Municipal de Assistência Social de Riachão elegeram dois delegados para representarem o município na Conferência Estadual, um representante da sociedade civil e outro do poder público.
No final, realizaram a última etapa da Conferência, a avaliação do evento. De acordo com todos os presentes que se pronunciaram, a V Conferência, foi de ótima a excelente, algumas pessoas revelaram que de todas as Conferências realizadas no município, esta foi a Conferência mais democrática, e , de fato, participativa.
Muitos aproveitaram a oportunidade para parabenizarem a Secretária Mara Araújo e equipe, como também, a Janaina Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, pela organização da V Conferência de Assistência Social do Município.
Fonte: ASCOM/PMRJ