O colégio Municipal Severiano Gonçalves Souza, que fica situado no povoado do Alecrim, em Queimadas, realizou sexta- feira (23), a 1º Conferência do Meio Ambiente, com o tema: “Consciência Ambiental um desafio de todos ”.
Compuseram a mesa os vereadores Mario Regis, Luiz Carneiro, Valmir Barreto, Paulino Ferreira, o presidente da casa legislativa Lázaro José, secretária de Ação Social Fabiana Araújo, secretário de educação Leonir Floriani , Noemizia Matos, Aurilene Amâncio, Joelma Cana Brasil, professoras, secretário de Agricultura João Ferreira da Cruz, presidente da (AMOPA) Edivaldo Souza. Em seguida foi realizado várias apresentações dos alunos, abordando temas que envolvem a preservação do meio Ambiente.
O diretor João Hércules , parabenizou a todos os professores, diretores adjuntos, coordenadores, supervisores, secretários, autoridades , funcionários e voluntários que contribuíram para a realização da Conferência.
O secretário de agricultura e recursos hídricos João Ferreira da Cruz Filho considerou a qualidade de água bruta como ruim, mas com o tratamento adequado ameniza a situação. O mesmo fez uma breve reflexão sobra a situação ambiental na região e destacou que as comunidades ribeirinhas estão passando por uma situação muito difícil, principalmente as atendidas pelo Rio Itapicuru Mirim, pois a subsistência está comprometida devido ao fechamento das comportas da barragem de Pedras Altas para o fornecimento de água em outras cidades.
O secretário Ferreira, como é conhecido, disse que está tomando todas as providências e coordenando ações junto com Exército e a Embasa para não deixarem a população sem água, embora entenda que a população tem o total direito em ter a água no rio pois “a barragem foi construída para perenizar o rio e não se tornar adutora, por questões políticas, de atender a 21 cidades com várias comunidades, enquanto a comunidade do Alecrim distante apenas 25 KM da barragem não está recebendo água”.
O vereador Neto parabenizou a iniciativa da escola e disse que participou da manifestação realizada na barragem de Pedras Altas, está solidário à causa, empenhado em resolver a questão, fez várias ligações buscando contato junto ao ENEMA, CERB, DNOCS e que junto com outros vereadores estarão indo a Salvador para reforçar a reivindicação da comunidade.
Na oportunidade informou que “a draga que faz a limpeza da Barragem de Cima estava quebrada, mas o problema já foi solucionado e a mesma já voltou a realizar a dragagem e os vereadores estão atentos quanto ao serviço”. Concluiu o Vereador Neto se colocando inteiramente á disposição da população queimadense.
Vereadores visitam a Barragem de Cima
Os vereadores Agnaldo Neto e Lázaro José da Silva no retorno da 1ª Conferência do Meio Ambiente realizada na comunidade do Alecrim visitaram a Barragem de Cima com o intuito de verificar o andamento dos trabalhos de limpeza da mesma.“O objetivo da visita foi presenciar a realidade da barragem e verificar a questão da limpeza. A Câmara está atenta ao problema, discutindo e debatendo, para que juntos possamos resolver esses problemas vividos nas comunidades ribeirinhas na medida do possível, com o objetivo maior que é a abertura das comportas da Barragem de Pedras Altas. O problema é grande, mas estamos confiantes que logo será resolvido”. Disse o presidente da Câmara de Vereadores.
Da Redação CN informações e fotos JQNews