A recuperação asfáltica de toda margem da BA 084, trecho que liga Biritinga á Nova Soure, cuja obra esta orçada em R$ 23 milhões, foi considerado pelo deputado estadual Aderbal Caldas (PP), um dos grandes investimentos realizado pelo governo da Bahia, pois vai ligar duas BRs importantes para ligação dos estados do Nordeste, ou seja, a BR 116/Norte, na altura da cidade de Serrinha e BR 110, em Nova Soure. Caldas lembrou que o trecho que liga Biritinga ao entroncamento da BR-116, com 21,5 km de extensão, já foi recuperado e a conclusão até Nova Soure é uma antiga reivindicação dos moradores dos municípios da região e de todos que necessitam viajar para Sergipe, Pernambuco, Alagoas e são obrigados aumentar em 100 km para seus destinos. O parlamentar passou recentemente pelo trecho e verificou o aumento do trafego, mas a obra ainda não foi concluída, mas já se percebe o aumento do fluxo de veículos.
Natural de Olindina, onde exerceu um mandato de vereador, foi vice-prefeito, prefeito e está no exercício do quarto mandato como deputado estadual, o parlamentar conhece bem a região e disse ao CN que ficou feliz ao conversar com moradores e comerciantes da Rua Jesuíta, que liga o trecho asfáltico ao contorno da BR 110 e ouviu deles a alegria de ter seus imóveis valorizados, algumas lojas sendo reativadas, principalmente oficinas, pois com a situação em se encontrava a estrada, o publico, “economicamente falando”, havia se afastado e hoje é visível a mudança.
Ele contou que frequentemente vai à Nova Soure e também tem conversados com os moradores da Comunidade de Monte Alegre, distante 02 km da sede e mesmo perto, eles tinham dificuldades em transportar seus produtos da agricultura familiar e vinham acumulando prejuízos com o custo do transporte, pois quebravam com muita frequência e o lucro ficava nas oficinas.
O parlamentar destacou ainda, dentre os importantes acessos da BA 084, a ligação com Sátiro Dias, no contorno a esquerda, no local conhecido por Vila, passando pelo Povoado do Raso, um dos maiores povoados de Nova Soure e na altura da Fazenda Motor, que liga a cidade de Araci e muitos assentamentos. Outro fato eu chamou atenção do paramentar foi o número de ônibus que transportam alunos residentes em comunidades da região. “Eu sou testemunha, pois passei recentemente e encontrei mais de dez a ônibus, tanto pertencente à Nova Soure, como Biritinga e de Sátiro Dias, pois também existem assentamentos naquele município que utilizam esta rodovia”, falou Aderbal.
A obra esta sendo construída em duas frentes, sendo que uma empresa começou o trabalho em Biritinga e outra em Nova Soure. Toda base já está pronta e existe um trecho de 15 km asfaltado e o trabalho está sendo executado em TSD. O caminhoneiro Antonio Rodrigues, 58 anos, residente em Serrinha, disse que chegou a fazer em 04 horas de Nova Soure a Biritinga e, mesmo sem a conclusão da obra, já consegue fazer em uma hora e meia.
Ao longo do tempo que a estrada esteve intransitável, comerciantes que fazem compra em Tobias Barreto, tiveram que modificar o roteiro e segundo informações de moradores de Nova Soure a empresa Bonfim de Transporte suspendeu a linha Itabuna / Aracaju e Viatran, que fazia Irecê / Aracaju, modificou o roteiro.
O empresário do ramo de construção e transporte, Paulo Clei,(esquerda) residente em Nova Soure, disse ao CN que tem oito anos que passou na estrada e lembrou que viaja constantemente para Feira de Santana a negócios, e aumenta 58 km o percurso, pois necessita ir pela BR 110, passando por Alagoinhas.
O mecânico Antonio Freitas (ao seu lado), disse que as queixas maiores dos motoristas são problemas na suspensão e danos nos pneus, “Já fui tirar muita gente do prego”, lembrou Antônio.
A expectativa de todos que precisam utilizar o trecho, além de reduzir bastante a ligação da BR 116 a BR 110, é diminuir a onda de assaltos, pois com as estradas esburacadas facilitava a ação criminosa. Já é possível encontrar uma maior quantidade de veículos, pois, todo trecho já possui terraplanagem e, conforme foi dito anteriormente, dois pontos com asfalto.
Redação e fotos: Calila Noticias