Teve início no dia 12 de agosto e vai até o dia 16, no município de Retirolândia, o Primeiro Mutirão de Exames de Mamografia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Estadual do Rastreamento do Câncer de Mama. O exame é direcionado às mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e está sendo realizado na própria secretaria de saúde que fica localizada na Avenida Joana Angélica, em frente a Escola Municipal Monteiro Lobato.
Segundo o secretário de Saúde, Givaldo Carneiro, esta ação tem como missão ofertar sempre as melhores condições de acesso a saúde a população.”O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será o tratamento e a cura” adverte o secretário.
A principal arma da mulher para sair vitoriosa nessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.
Para o enfermeiro Cristiano Araújo que acompanha a ação, esse momento é muito importante para Retirolândia “a oportunidade do exame para nosso município, vem facilitar a saúde e dar acesso a nossa população a este exame tão importante, trazendo mais uma vez a saúde para quem mais precisa” Afirma Araújo.
O exame está sendo realizado das 07h30 ás 12h e das 13h30 ás 17h.
Ascom PMR