Depois graves crises com interdição, reinauguração depois de quase um ano e novo fechamento em outubro do ano passado, neste período uma verdadeira batalha judicial envolvendo a nova gestão municipal e um grupo que dirigiu a entidade por quase 30 anos, finalmente Conceição do Coité voltará a contar com dois hospitais, a partir desta sexta-feira, 13, com a presença do secretário de Saúde do Estado da Bahia Jorge Solla. A inauguração está prevista para às 11h.
A unidade hospitalar que era chamada de Almir Passos, conhecido também por “Hospital Novo” ganha o nome de Hospital Municipal que vem mudado radicalmente o tipo de atendimento, deixa de ser hospital de emergência e ambulatorial para atender exclusivamente serviços de maternidade, ou seja, o foco principal será a mulher desde o principio da gravidez até o parto.
Segundo Luiza Campelo assistente técnica da Secretaria de Saúde do Município a partir de sábado, 14, o hospital irá funcionar 24 horas de domingo a domingo com um plantão composto por um obstetra, um anestesista e um enfermeiro obstetra.” Finalmente montamos uma estrutura planejada pelo prefeito Assis e o vice e secretário de Saúde Alex, de proporcionar conforto e dignidade as futuras mamães, dar a luz a seus filhos em sua cidade”, falou com satisfação Luiza.
A mesma satisfação é visível no semblante do coordenador do Hospital Túlio Carneiro, segundo ele, em média 80 mulheres coiteenses dão a luz mensalmente, mas metade dos casos era transferido por falta de estrutura.” Agora vamos prestar um serviço humanitário, a gestante vai ter atenção especial, e o melhor, a maternidade é pioneira na região, são cinco apartamentos com estrutura de parto. A gestante ao chegar ao apartamento ela vai dar a luz ali mesmo, pois a cama é própria para realização do parto natural, mas se tiver alguma complicação temos o centro cirúrgico para uma cesariana” explicou o diretor.
O diretor fez questão de frisar que o atendimento de ambulatório e emergência como ocorria no antigo Almir Passos deixa de existir, “aqui na prática somente o atendimento voltado para a mulher gestante”, concluiu Túlio.
Nova pintura e jardinagem
O Hospital Municipal chega com as cores padrão da bandeira coiteense e ganha também um toque de beleza com um moderno jardim.
O Hospital Regional continuará prestando os mesmos serviços que vem fazendo desde a interdição do antigo Almir Passos.
Por: Raimundo Mascarenhas