O sonho de uma estrada de qualidade para a comunidade de Aribicé já se tronou uma realidade, após a conclusão e inauguração que ocorreu no início da tarde de quinta-feira,19, data magna da história política e administrativa de Euclides da Cunha, quando comemorou seus 80 anos.
A festa contou com a presença do governador em exercício e secretário de Infraestrutura do estado da Bahia, Otto Alencar e recebeu além da prefeita anfitriã Fátima Nunes, vários prefeitos da região, deputado Vando e José Nunes. A ordem de serviço foi assinada em 19 de dezembro de 2011 e o CN acompanhou o grande momento comemorado pela grande multidão que acompanhou o ato (Veja).
A Leão Engenharia foi a responsável pela obra considerada uma das mais bonitas pela suas belas paisagens, principalmente a partir da subida da serra das sete curvas, vale chamar a atenção dos motoristas e motociclistas que mesmo tendo recebido grande proteção nas laterais de pista é importante muita prudência. (Veja a estrada ainda na terraplanagem)
Ao posar para uma foto, ao lado do empresário Ivan Leão, o governador em exercício Otto Alencar, disse que a BA-220 tem grande importância para a economia da região, por ser o elo entre três rodovias federais, a BR-407, a BR-116 e a BR-110. “Grande parte dela já foi concluída. Fizemos de Cícero Dantas até a divisa de Sergipe, vamos inaugurar de Andorinhas até Senhor do Bonfim, hoje inauguramos o trecho de Euclides da Cunha até Aribicé e o próximo passo é fazer até Banzaê e o entroncamento da BR-110. Estamos certo que nada resiste ao trabalho”, afirmou Alencar.
Com a entrega deste trecho, somam 7.300 quilômetros de estradas asfaltadas ou recuperadas nos últimos seis anos e esta obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e inaugurada pelo governador em exercício e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar.
Foram investidos quase R$ 14 milhões na obra e o trecho ganhou asfalto de alta qualidade, sinalização e drenagem. Para o mototaxista Joaquim Pereira, a reforma significa economia de tempo e dinheiro. “A estrada era de barro, cheia de pedras, o que causava prejuízos às motos e aos carros. Ela também tem muitas curvas e a condição ruim causava muitos acidentes. Agora ficou uma maravilha”, garantiu Joaquim Pereira.
Assim como Pereira, outras 80 mil pessoas que vivem na região foram beneficiadas com o asfaltamento deste trecho da BA-220, o que facilita o transporte de passageiros e de cargas. “Sem dúvida, é um avanço para nossa região e vai nos trazer muito desenvolvimento e segurança”, destacou o servidor público Jaime Silva, que mora em Euclides da Cunha.
Após percorrer 29 km chega Aribicé que é destino para a BR 110 entre Cicero Dantas e Ribeira do Pombal, antes passa pelo Município de Banzaê– O distrito de Aribicé é a principal comunidade rural do município de Euclides da Cunha,onde residem na cerca de mil pessoas e votam 800 eleitores.
Da Redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas