Três distritos do município de Tucano (nordeste do estado) só devem começar a oferecer o serviço dos médicos cubanos na próxima segunda-feira (30).
Os povoados de Rua Nova, Quixadá e Arapuá, receberão os profissionais durante esta semana para efeito de conhecimento da estrutura e da realidade das localidades.
Em entrevista ao Bahia Notícias, a secretária de saúde local, Ísis Miranda, disse que só depois da fase de visitas, os médicos saberão para onde serão deslocados.
Na cidade, mesmo com a vinda dos estrangeiros, dois dos 12 postos de saúde da família (PSF) da cidade ainda vão ficar sem profissionais. Para o município, foram alocados os médicos, Juan Ariel del Vale (52 anos); Elídia Garcia Rodriguez (50 anos) e Gisele Benavente Acosta (48 anos).
A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em contato com o BN, disse que os profissionais selecionados no Mais Médicos com diploma no exterior já estão em atividade nas cidades mais próximas como Alagoinhas (Centro Norte), Madre de Deus (Região Metropolitana de Salvador), assim como na capital. Aguardam ainda o início dos trabalhos dos estrangeiros, locais mais distantes como Côcos e Mansidão (no extremo oeste).
Com informações do Bahia Notícias*