No ano em que completou 91 anos de fundação o Partido Politico PCdoB, realizou na manhã de domingo (22), na cidade de Retirolândia, sua segunda conferencia municipal desde que a legenda foi registrada no município. O evento teve como objetivo orquestral a verdadeira sintonia entre os seguimentos representativos dentro do diretório municipal, tais como: reorganização e validação do diretório e formação de delegação municipal representativa nas conferências do estado e nacional.
A Conferência teve duas partes, sendo a primeira um debate sobre o balanço dos dez anos de governos progressistas no Brasil, a participação do PCdoB neste contexto e a história do partido mais velho do país. A mesa teve como um dos debatedores o superintendente de Saúde, Alfredo Boa Sorte, que também é pré-candidato a deputado estadual pela legenda, cuja representação vem sendo discutida entre militantes filiados o partido nos municípios do território do sisal.
Para falar sobre o PCdoB, Alfredo contou a história da sigla criada em 1922 através da luta dos trabalhadores de diversos seguimentos e lembrou que sua principal bandeira é a igualdade entre todas á pessoas. Dentre tantas conquistas do partido, a liberdade religiosa foi uma delas, resultado de um projeto apresentado pelo então deputado federal do PCdoB, Jorge Amado.
Alfinetando o “ex-camarada”, Edson Pimenta, deputado federal que trocou o PCdoB, partido ao qual pertencia há quase três décadas pelo recém-criado PSD, Boa Sorte disse que é motivo de tristeza ver políticos eleitos pelo povo, defendendo o lado social e a luta do trabalhador e depois de eleitos esquecem suas origens e ao invés de defender o trabalhador, passam a defender os patrões. No final, incentivou a militância a permanecer unida e trabalhar para o crescimento do partido no município, pois o socialismo vem crescendo em todo o mundo e a China, que detém cerca de ¼ da população do planeta, uma grande potência mundial, ´exemplo e quem administra é o Partido Comunista.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Cláudio Bastos, também lamentou que o povo do município tivesse sido traído pelo deputado que recebeu a maior votação em 2010 e na época dizia defender a bandeira dos trabalhadores hoje visivelmente, em especial em Retirolândia, defende os patrões. Bastos alertou o povo sobre os investimentos do governo federal em Retirolândia, a exemplo da retroescavadeira, moto niveladora, conhecida por patrol, pá carregadeira e caçamba, todas adquiridas com recursos do PAC, resultado das reivindicações apresentadas no Grito da Terra Brasil pela classe trabalhadora.
O líder sindical destacou a importância de eleger prefeitos comprometidos com as causas populares e citou Noé Silvestre, agricultor comprometido com a classe, perdeu duas eleições para Prefeitura e assim que passa o pleito eleitoral, continua a luta, começa discutir a próxima eleição, numa demonstração que não desiste nunca, portanto, sinaliza que será um prefeito comprometido.
O presidente do PCdoB, Noé Silvestre disse ao CN que a conferencia foi momento importante e serviu para renovar a direção do PCdoB e apresentar Alfredo Boa Sorte com nome a ser apoiado pelo partido na eleição do próximo ano, pois se trata de um autentico “comunista”, com 34 anos filiado ao PCdoB e vem prestando um papel importe na área de saúde inclusive intermediou o entendimento entre o estado e prefeitura, no mandato passado, para montagem da sala de cirurgia do Hospital Municipal. Noé foi reeleito presidente do partido e delegado da conferência estadual.
Presença de outros partidos
Os vereadores Fernando do Hospital (PRP), Guene e Beto do Ônibus, ambos do PMDB, participaram do evento e discursaram na linha do raciocínio de união no próximo pleito eleitoral. O líder sindical Antônio Pereira, conhecido por Tonhão, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Retirolândia, lembrou que o PCdoB do município continua vivo.
A presidenta da associação Alto do Jataí, Tonhiza Santos, chamou atenção dos presentes ao inicia seu pronunciamento cantando de Waldecy Aguiar, “Vai Dar Tudo Certo”. Para a líder comunitária, o PCdoB lhe deu oportunidade de trabalhar por melhores condições de vida para as pessoas das comunidades que representou, ou seja, Jitai e agora o Bairro do Alto do Camilo. Também participaram da conferencia representes do PCdoB de Ichu, Serrinha e Candeal.
Por Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas