Uma equipe da COELBA está em unidade móvel ao lado do Ginásio de Esportes em Conceição do Coité, realizando cadastro de 240 pessoas moradoras dos conjuntos habitacionais Cidade Jardim e Casulo Coité, para troca de geladeira usada por nova.
As geladeiras velhas consideradas inapropriadas para o uso, além de não funcionar perfeitamente aumenta bastante a conta de energia.Uma imensa fila de geladeira de todas as marcas e estado de conservação estão aguardando a troca por uma nova.
De acordo com uma moradora da cidade Jardim de pré-nome Dilma seu consumo pode passar de 80kwh/mês, o que aumenta muito em seu orçamento.Para não atingir esse consumo, sou obrigada a desligar da tomada o que não é recomendado fazer”revelou a dona de casa, que garantiu que a redução é verdadeira, pois disse que tem vizinhas que já trocaram e notaram a redução.
Outra dona de casa que preferiu não se identificar disse ao CN que em seu recibo de luz consta três leituras que atingiu mais de 80 kwh.
Segundo a COELBA uma geladeira pode representar até 70% do consumo de energia elétrica de uma residência. Ou seja, com uma nova geladeira em casa,o morador ganha com a economia gerada na sua conta de energia, que pode chegar até R$ 40,00 por mês, a depender do modelo e estado de conservação do refrigerador que será substituído.
O projeto Nova Geladeira foi lançado pelo Grupo Neoenergia em junho de 2008, e em março de 2010 foi modificado devido à publicação da Lei 12.212 de 21/01/2010 que altera os critérios para os projetos de eficiência energética das distribuidoras de energia elétrica.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e, além do forte cunho social, contribui para a preservação do meio ambiente, pois retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando assim que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera.
Estão participando pessoas que apresentam documentação acompanhado com algum tipo de cartão social, recibo quitado dos últimos dois meses e conforme foi citado, que no recibo conste o consumo acima de sua realidade.Vale salientar que não existe mais senhas para cadastro nesta etapa.
Os aparelhos velhos das pessoas inscritas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais.
Está previsto o inicio da entrega das nova geladeira na tarde desta quarta-feira.
Por: Raimundo Mascarenhas