Quem estiver devendo o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista deve começar a se preocupar, pois os municípios serão os primeiros a receberem, a partir desta quarta-feira (20), as blitze de fiscalização de adimplência.
Segundo o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Felix, os resultados em Salvador “estão sendo excepcionais” e o município, de acordo com a legislação, ficará com 50% do valor recolhido. Desde que a fiscalização começou em Salvador, no último dia 6, 15,6 mil contribuintes notificados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) quitaram seus débitos com o IPVA, gerando uma arrecadação de R$ 18,1 milhões, em apenas 13 dias úteis de operação. Os números já superam o desempenho registrado em todo o mês de outubro, que registrou R$ 9,6 milhões em pagamentos do imposto.
Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados por estarem em débito. Desse total, 91 mil estão no interior. Para verificar se o veículo está notificado e se antecipar, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz e entrar na sessão ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados’. Depois disso, deve fornecer o número do CPF, CNPJ ou o Renavam.
Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido, acessando a sessão ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA’. Depois, deve clicar em ‘DAE para pagamento – Exercícios notificados’. Para esclarecer dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071.
Com informações do iBahia*