Um exemplo de iniciativa de sucesso no meio do sertão baiano, a Orquestra Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité, ganhou um novo aliado. O deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, esteve na última segunda-feira (25) na Secretaria Estadual de Cultura (Secult) com objetivo de viabilizar recursos para finalização do Teatro, com capacidade para 300 pessoas, que está sendo construído pela organização no bairro Alto da Colina. Recebido pelo secretário Albino Rubim, Joseildo foi acompanhado de Luciana Câmara, produtora cultural e responsável pelos projetos de captação da entidade. O deputado quer o apoio da secretaria, de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e da Petrobras.
A orquestra trabalha com 200 jovens e crianças do Território do Sisal, promovendo aulas práticas e teóricas de educação musical. “É um projeto maravilhoso, pela estética, qualidade social e capacidade empreendedora”, destacou Rubim, que já conhecia a iniciativa do maestro Josevaldo Santos, que não pode comparecer por que estava recebendo um prêmio no Rio Grande do Norte. Para Joseildo, o projeto é “exemplar” pelo empreendedorismo e alcance social.
“Merece os aplausos, mas, sobretudo, empenho do poder público e da iniciativa privada para que os sonhos desses jovens sejam potencializados”, destacou. A construção do Teatro foi iniciada pelo maestro quando ganhou um prêmio do “Agora ou Nunca”, quadro do programa de Luciano Huck. O apresentador voltou recentemente ao município para gravar com dois integrantes do projeto que vão tocar no programa de natal. Reportagens do Jornal Nacional, do Globo Repórter e outros, destacaram o trabalho da Orquestra.
Da assessoria