Mais de setecentos vaqueiros e amantes da cultura sertaneja do esporte de cavalo, participaram no inicio da tarde de domingo (12), da 3ª da Cavalgada dos Amigos, considerada uma das maiores do município de Quijingue, situado no território do sisal. “Tínhamos certeza do sucesso da festa, já que toda região choveu nos últimos dias e trouxe felicidades ao agricultor e ao produtor que sofreram muito com a longa estiagem, muitos deles tiveram sérios prejuízos, mas vão dar a volta por cima com fé em Deus”, falou Clemilton Gonçalves Cavalcante, 35 anos, conhecido por “Peixe”, coordenador geral do evento que contou com o apoio dos vaqueiros Cuia, Zé Grosso e Cosminho.
Após servir o almoço em uma chácara na periferia da cidade, os vaqueiros saíram enfileirados com destino ao Povoado de Boa Vista do Zezé, distante 05 km da sede. O aboio em versos nas vozes de Edilson e Edimilson, com a participação de Edmundo, Zé da Bela e Zé Dias, a cavalgada entrou na cidade pela Rua Joaquim Pereira, passando pelas avenidas Bezerra Neto, Felisberto José da Silva e Jonas Rocha, Rua Antonio Carlos Magalhães, Praça Hermógenes, e Praça do Centro de Abastecimento, onde receberam as bênçãos do Padre Gregório Silva, natural de Quijingue e vigário da cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo.
Por uma estrada vicinal que liga às cidades de Quijingue á Monte Santo, a cavalgada seguiu até o povoado de Lagoinha das Pedras, distante 06 km, onde houve uma parada de dez minutos.Já perto do pôr do sol, a cavalgada percorreu mais 3 km por uma estrada estreita, até chegar ao Povoado do Sítio do Zezé, onde uma multidão a aguardava.
A foto acima mostra o momento alto da festa, quando os participantes se concentraram no campo de futebol e acenando o chapéu se despedindo e firmaram o compromisso de retornarem no próximo ano com mais alegria por acreditarem que este ano (2014) será bem melhor que 2013. Na Praça principal da Comunidade foi montado o espaço show onde se apresentaram Jô Oliveira e Sela Rasgada.
Segundo João Francisco dos Reis, 35 anos, apelidado de Cuia, a cavalgada dos Amigos é um evento para todos aqueles adoradores da vida simples do campo e uma grande festa. Ele lembrou que o evento, já incluso no calendário do município, foi criada em 2010 sob a inspiração das tradicionais festas de argolinha que seu avô, já falecido, Chiquinho, realizava geralmente no mês de junho, “mas que infelizmente foram extintas”, lamentou Cuia.
De acordo com empresário Márcio Oliveira, a iniciativa de Clemilton Gonçalves Cavalcante conhecido com Peixe, natural de Quijingue, é muito importante, a festa ganha força a cada ano e “tudo isso graças ao empenho de Peixe, que essa cultura vem sendo mantida, claro que ninguém faz nada sozinho, mas ele conseguiu montar uma equipe competente e a festa foi sucesso absoluto. Peixe que reside em São Paulo, onde tornou-se um homem bem sucedido não esqueceu suas origens,” avaliou Marcinho da CLN como é conhecido o empresário.
Peixe disse ao CN que o principal objetivo desta cavalgada é reunir os amigos vaqueiros da região, viver um dia de lazer e descontração, momento de rever os amigos um pouco distantes e compartilhar esse dia especial com todos os nossos conterrâneos e visitantes”,falou idealizador da festa.
A festa reuniu políticos de todos os partidos, a exemplo do prefeito Almiro Costa Abreu Filho ” Almirinho” (PT) e Welington Cavalcante de Gois ” Nininho” (PSD), segundo colocado nas eleições de 2012. Apesar da participação dos políticos de todas os partidos, antes do incio da cavalgada foi pedido aos locutores que não privilegiasse a nenhum deles, que todos tivessem o mesmo tratamento e assim ocorreu, ou seja como dizia no cartaz da festa, 3ª Cavalgada dos Amigos de Quijingue e o evento esteve aberto para todos. Junior do Max ex-prefeito de Santaluz, Ranulfo Gomes prefeito de Cansanção e Ari de Almerindo ex-prefeito também da Cansanção prestigiaram a festa que encerrou na madrugada desta segunda-feira. ( VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)
Da redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas