A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Gerência Regional de Serrinha, participa da I Feira da Reforma Agrária e Economia Popular Solidária do Território do Sisal. O evento começa nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (12), no Assentamento Nova Palmares, localizado no município de Conceição do Coité.
Promovida pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários (Cooafes), Fundação de Apoio aos Agricultores Familiares (Fatres) e a Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Nova Palmares, a Feira foi criada visando à melhoria das condições de sobrevivência dos agricultores familiares e suas famílias, na perspectiva de geração de renda, com enfoque no desenvolvimento local e sustentável.
A gerente regional da EBDA, em Serrinha, Célia Nunes Dourado Passos, fará parte da abertura oficial da Feira, onde abordará o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e as perspectivas da agricultura familiar para 2014. “A feira mostrará a importância da reforma agrária no contexto da produção de alimentos, e isso fortalece a atividade”, destacou Célia Nunes.
O evento pretende ser mais um canal de divulgação e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar e funcionará como um espaço de cooperação e aprendizagem coletiva. Célia Nunes também reforça que os agricultores terão a oportunidade de trocar experiências entre si. “A EBDA tem um importante papel na prestação de assistência técnica e divulgação de novas práticas de convivência com o semiárido”, afirmou a gerente regional.
Assuntos, como organização da produção, comercialização, agregação de valor aos produtos, novas tecnologias, e acesso a mercado justo e continuado serão discutidos em debates temáticos. Além dos agricultores familiares, fazem parte do público-alvo assentados, acampados, grupos de empreendedores solidários, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações e toda população do Território da Cidadania do Sisal. A programação conta ainda com oficinas e apresentações culturais de grupos musicais.
Fonte: ASCOM /EBDA