Atendendo à solicitação das comunidades e visando à valorização do bem-estar da população, em dezembro, o projeto C1 Santa Luz, da Yamana, e a Prefeitura firmaram compromisso para melhoria da estrada que passa pelos povoados de Volta da Serra Calumbi, Serra Branca, Lagoa das Cabras e Tanque Novo.
A parceria público-privada resultará na pavimentação com paralelepípedo de 2,3 km, cascalhamento em trecho do Povoado do Rose e umidificação de vias locais. Ficou acordado ainda que os caminhões que transportam material a granel em caçambas serão cobertos por lonas, em prol da população.
Estas ações já estão em fase de implementação desde as duas últimas semanas do mês anterior e, para viabilizar a pavimentação definitiva, a Prefeitura de Santa Luz buscará recursos junto ao Governo do Estado da Bahia, com apoio da Yamana. A expectativa é que o prazo das obras seja divulgado durante o mês de janeiro.
“Todos os detalhes foram esclarecidos durante o encontro, que mostrou-se muito produtivo. Assim que o processo de negociação entre a Prefeitura de Santa Luz e Governo do Estado da Bahia para pavimentação definitiva da estrada seja concluído estaremos pronto para participar da parceria, o que trará grandes benefícios a toda os moradores”, afirma Eduardo Lobo Teixeira, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidades (SSMAC).
Segundo o vice-prefeito Roudillys Rios do Nascimento (PSD-BA), os líderes comunitários sentiram-se satisfeitos com as soluções apresentadas. “O resultado da reunião foi muito positivo. Todos concordaram com os procedimentos e prazos para realização da obra, inclusive o recapeamento inicial já está sendo feito, conforme solicitado pelos moradores”.
O próximo encontro está marcado para 13 de janeiro de 2014 nas dependências do empreendimento da Yamana e contará com a presença de representantes locais, do prefeito de Santa Luz e do vice-prefeito para avaliar os avanços obtidos.
Sobre a Yamana
A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas.
Informações ASCOM Yamana/foto: Raimundo Mascarenhas