O final de semana foi movimento nas paróquias pertencentes à Diocese de Serrinha com posses de vários padres com o remanejamento pelo bispo Diocesano Dom Otorrino Assolar. Na noite de sexta-feira, 31 de janeiro, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Ichu, viveu um momento especial no primeiro dia do novenário em preparação para festa, com a posse canônica do padre Rodrigo Pinheiro da Silva, 28 anos, que assumiu como novo pároco, substituindo padre José Jairo Costa Lobo, que estava à frente da paroquia há quatro anos.
A celebração eucarística foi presidida por Dom Otorrino Assolari e concelebrada pelos padres Antonio Elias, Declair Cardoso da Silva e Luiz Ademir Ferreira José. A comunidade paroquial recepcionou a todos e desejou boas-vindas ao padre Rodrigo Pinheiro de forma alegre e festiva. As pessoas que participaram puderam acompanhar uma celebração rica em sinais e símbolos litúrgicos, que evidenciaram a importância da festa do padroeiro, o maior evento religioso do município.
Padre Rodrigo Pinheiro (usando microfone), é natural de Conceição do Coité e foi ordenado em 2012 e em 2013 assumiu a reitoria do Seminário Maior Sagrada Família e a coordenação da Pastoral Vocacional. Ele irá acumular a reitoria do Seminário e a administração da Paroquia Sagrado Coração de Jesus.
O novo administrador Paroquial, mesmo antes de ser empossado, participou de uma reunião com a Comissão Organizadora da Festa do Sagrado Coração de Jesus e na oportunidade foi socializado para o pároco como estava sendo organizado o novenário. Padre Rodrigo mostrou-se muito animado em trabalhar na comunidade, e ao mesmo tempo demonstra ansiedade por ser uma experiência nova. Padre Jairo foi transferido para Diocese de Rui Barbosa e atuará na paroquia do município de Andaraí.
Na noite de sábado (01), Dom Otorrino empossou em missa solene o novo administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, o padre André Zammit, que atuou como administrador da Paróquia de Quijingue por quatro anos. O padre Zammit irá residir na cidade de Nova Fátima e responderá pelas comunidades de Santo Antonio, padroeiro de Capela do Alto Alegre e Nossa Senhora de Fátima, Nova Fátima.
Na manhã deste domingo, os padres Theófanes Fechine de Holanda (destaque), que atuou na paróquia de Santa Luzia, em Santa Luz, por quatro anos e Rivonaldo da Silva Santos, tomaram posse para atuarem na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, município de Araci. Padre Theó ficou a frente da paróquia de Santa Luzia por quatro anos e no final de 2013, quando começou cogitar sua transferência, exatamente no dia em que se comemorava a festa da padroeira, pessoas ligadas aos movimentos católicos tentaram evitar sua transferência realizando um movimento dentro do templo quando o bispo Dom Otorrino presidia a celebração. Padre Luiz Ademir Ferreira, que atuava em Araci, tomou posse neste domingo, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Belém, em Biritinga.
Dom Otorrino, após a celebração em Araci, seguiu para cidade de Quijingue, onde empossou como Pároco da Paróquia São João Batista, Padre Enivaldo Barbosa de Oliveira, que também é membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Padre Enivaldo, nasceu em Conceição do Coité, foi ordenado em 2009, foi vigário na Quase-Paróquia, em Lamarão, administrador da Paróquia Sagrada Família, em Valente e por último, no curto espaço de outubro a dezembro de 2013, atuou como administrador paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, em substituição ao padre Gerônimo Moreira, de 32 anos, que anunciou que deixaria a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele.
“O Reino é construído por todos, sozinhos ninguém consegue. E quem entra nesse projeto do Reino tem que estar sempre aberto à novidade que o próprio Reino é em si. Se não tivermos essa abertura nós acabamos dificultando o projeto que queremos construir. Tem que existir essa abertura para que o Reino de Deus aconteça. Espero que possamos realizar um bom trabalho nessa comunidade”, saudou padre Enivaldo os seus novos paroquianos.
Também serão empossados os padres Aroldo dos Santos Carneiro (foto), administrador paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Valente, Declair Cardoso da Silva, que foi transferido da Paróquia de Novo Horizonte do Sul, em Mato Grosso do Sul, e José Adelson Nascimento, ambos vão atuar na Paróquia Santa Luzia em Santaluz. Os Padres Laudimar Oliveira e Girólamo Zonca assumiram atuarem na Paróquia Bom Pastor, no Bairro da cidade Nova, em Serrinha.As poses de Biritinga e Santaluz acontecerão no próximo domingo,09.
Conheça o ritual de posse de um padre
Após o comentário inicial, canto de entrada e a saudação do presidente, e realizada a leitura da provisão canônica, ou seja, do documento dando a posse ao novo pároco de nossa comunidade.
Conforme determina a disciplina da Igreja, todos aqueles que são chamados a exercerem uma função em nome da Igreja, devem emitir a profissão de fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica e ajoelhada, põe as mãos sobre os santos evangelhos, e faz a profissão de fé.
Em seguida é realizado o ato Penitencial, Hino de Louvor, as leituras, o salmo e antes da proclamação do Evangelho, o novo pároco recebe o livro dos Evangelhos das mãos do Bispo, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas sem distinção.
Um dos momentos forte da celebração é o momento em que o novo padre renovará as promessas feitas ao Bispo no dia de sua ordenação sacerdotal, portanto, ele será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe esta sendo entregue.
Há um momento que o novo pároco receberá das mãos do bispo as chaves da Igreja, do Sacrário, a Pia Batismal e a estola roxa, instrumentos para o bom desempenho de sua missão. Entre os ofícios do pároco, está o de administrar o Batismo. Ele também tem matéria administrar o Sacramento da Penitência, através deste realiza-se a Reconciliação dos pecadores com Deus. Por isso o novo pároco recebe a estola roxa
No início da Santa Missa, o pároco fez sua profissão de fé, e no final fará, diante de todos os fieis presentes na Igreja o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé.
Para o vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes (Alex da Piatã), católico praticante que foi convidado para participar das posses dos padres Rodrigo Pinheiro, em Ichu e Enivaldo Barbosa, o novo desafio destes padres e que os paroquianos acreditam nos seus pastoreios de sacerdote e que eles se saiam bem, sendo inspirado pelo Espírito Santo e pelo padroeiro das suas paróquias, ou seja, Sagrado Coração de Jesus, em Ichu e São João Batista, no Quijingue.
Alex da Piatã, disse que ficou muito alegre ao vê as igrejas lotadas durante as missas de posse, numa demonstração que o povo quer caminhar em unidade com os seus novos párocos e deseja poder de algum modo contribuir com o trabalho de evangelização destas comunidades, bem como de toda Diocese, para que a missão seja frutuosa, despertando em cada uma o ardor em servir.
Redação e fotos: Calila Noticias