O suplente de deputado federal, Emiliano José (PT), reuniu na manhã e inicio da tarde deste sábado,22, com lideranças que irão coordenar sua campanha nos municípios de Quijingue, Valente, Tucano, Araci, Serrinha, Retirolândia, Queimadas e Conceição do Coité, para discutir as estratégicas para condução dos trabalhos tão logo seja liberado pela justiça eleitoral. A reunião foi coordenada pelo prefeito Francisco de Assis (PT) no auditório do Colégio Divino Mestre.
Conceição do Coité é o principal colégio eleitoral do parlamentar no interior, e nas últimas quatro eleições, sempre apoiado pelo prefeito Assis, sempre obteve votações expressivas. Em 2002, para deputado estadual, obteve 1.304 votos, em 2006, para federal, 7.020 e em 2010, 7.129. Ao justificar este apoio, Assis disse que o parlamentar tem história, passado, presente e acredita no futuro e que ele faz no parlamento aquilo que ele faria.
O prefeito citou algumas interferências de Emiliano agora na gestão, a exemplo do asfalto no centro da cidade, cuja obra será licitada na próxima quarta-feira,26, “e no período que esteve no congresso colocou emendas importantes e a população está se beneficiando podemos citar a aquisição dos leitos da maternidade é um exemplo disto.Quero um deputado que defenda ideias e projetos”, concluiu o chefe do executivo.
Emiliano José é jornalista, escritor e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Formou-se em Jornalismo, mestrado e doutorado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e na politica sua primeira experiência eleitoral foi à suplência de deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro em 1987 até 1991, assumindo o mandato em diversos períodos.
Foi eleito vereador em Salvador pelo Partido dos Trabalhadores em 2001 até 2004 e renunciou ao mandato em Dezembro de 2002 para assumir uma vaga na assembleia Legislativa em 2003 até 2007. Em 2007 ficou na suplência de deputado federal até 2011.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para destacar a importância do PT e afirmou que é o partido mais bem avaliado do Brasil. Sobre a região do sisal, Emiliano considerou “uma joia preciosa” e terá uma imensa satisfação em representar no congresso, pois é a segunda base eleitoral, perdendo apenas para Salvador, onde obteve em 2010 mais de 20 mil votos.
Ao falar sobre as criticas aos prefeitos de Valente, Ismael Ferreira e de Conceição do Coité, Francisco de Assis, Emiliano disse que parte de pessoas que não aceitam este novo jeito de administrar.
O presidente do Partido dos Trabalhadores de Coité Aroldo Portugal,presidente de honra do PT Arivaldo Mota e vários militantes que estão na caminhada desde a fundação do partido no município recepcionaram a comitiva de Emiliano e prometem marcharem juntos com o prefeito Assis.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas