A Câmara Municipal de Conceição do Coité realizou mais um sessão ordinária na noite desta quarta-feira, 19, onde foi discutido e votado projetos diversos do poder legislativo, entretanto teve um momento que o presidente da Casa Adalberto Gordiano (PT) deu uma pausa nos assuntos em discussão e abriu espaço na Tribuna para o presidente da Federação Baiana de Judô – FEBAJU Marcelo Ornelas da Cruz França Moreira, que visitou Conceição do Coité com objetivo de buscar apoio para realização de um Circuito Baiano de Judô na cidade, que segundo ele, o Judô Coiteense tem grande respaldo para sediar tal evento.
Ornelas enalteceu o trabalho do Sensei Vladson Matos frente ao judô coiteense que tem disputado grandes competições em nível estadual e nacional e conquistado importantes medalhas. Na oportunidade o presidente convidou Vladson para entregar um certificado de Faixa Preta do 5º Dan, a etapa maior da faixa preta do judô.
Segundo o presidente, um Circuito de Judô tem oito etapas e conta com a participação de aproximadamente 700 atletas por evento e recebe um público estimado em duas mil pessoas.”Conceição do Coité tem atletas medalhistas em competições nacionais, vários campeões baianos, então é importante ter um evento desse porte”, garantiu o presidente.
O Sensei Vladson Matos foi convidado a fazer uso da Tribuna e agradeceu a Câmara por abrir o espaço para falar do judô e no momento muito especial quando contou com a presença da FEBAJU. Matos reforçou a ideia de Coité sediar o Circuito Baiano em breve e fez questão de frisar que o objetivo do judô coiteense não é apenas fazer campeões e sim formar cidadãos.
Vários atletas marcaram presença e no momento que Vladson agradecia pelo certificado que recebia do presidente, a sua filha, a judoca Ana Clara o presenteou com a Faixa Preta do 5º Dan.
Matos disse que foi um momento importante por contar com o presidente da federação e sua equipe para lhe prestar tamanha homenagem.”Mostramos que somos fortes, não é qualquer esporte que traz o presidente de sua modalidade a um simples evento, e aqui esteve o nosso presidente da FEBAJU que reconheceu a nossa dedicação e nossas conquistas ao longo dos anos, e entendeu que é chegado o momento de realizarmos uma grande competição estadual em Coité”, disse Vladson.
O judô coiteense funciona como academia a disposição de quem quiser praticar o esporte, entretanto, foi criado a alguns anos pelo próprio professor Vladson o Projeto “Adote um Atleta”, uma parceria com a Prefeitura Municipal e vem dando certo, são dezenas de garotos praticando o esporte e sendo orientados a trilhar no caminho do bem. “Nosso objetivo é tirar as crianças das ruas, trazer pra perto da gente, formaremos grandes campeões e depois as conquistas serão consequências ”, conclui Vladson.
Além do presidente Marcelo Ornelas, esteve na Câmara Municipal Cláudio Bonfim da Conceição – Diretor de Eventos da FEBAJU e Igor Loreto – Diretor Geral da mesma entidade. A secretária de Educação, Cultura e Esporte Perpétua Sampaio também esteve presente e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Judô Coiteense sob a coordenação de Vladson.
Por: Raimundo Mascarenhas