A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a qualidade dos serviços de telecomunicações na Bahia vai votar, nesta quarta-feira (26), o pedido de bloqueio das vendas de novos pacotes de internet móvel de três operadoras. O requerimento será apresentado pelo deputado Joseildo Ramos (PT), relator da comissão. No documento, o parlamentar solicita ao Ministério Público do Estado e ao Ministério Público Federal para que defendam a suspensão das vendas de internet da Vivo, Oi e Tim, que não estão cumprindo o que determina a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os dados foram revelados pela própria Anatel, em oitiva realizada na semana passada na Assembleia Legislativa. A votação será realizada a partir das 11h, na sala da CPI.
Durante entrevista ao programa TVE Revista nesta terça-feira (25), o relator confirmou a iniciativa e adiantou que outras ações devem ser feitas pelo colegiado. “A rede de telefonia fixa está comprometida. Não há nenhuma ação de manutenção e a própria Anatel confirmou essa realidade. Vamos pedir providências”, anunciou.
Na entrevista, Joseildo ressaltou o caráter suprapartidário da comissão e falou das experiências positivas de outros estados que realizaram CPI semelhante. “A CPI é uma boa oportunidade para entender as dificuldades do setor na Bahia. Nosso desafio é mostrar que é possível fazer uma CPI com resultados práticos, sem transformá-la em “pizza”, concluiu.
Assessoria Parlamentar