O Esporte Clube Jacuipense com a segunda melhor campanha da primeira fase do Campeonato Baiano 2014, de forma invicta vive um drama para prosseguir em busca do inédito título de campeão baiano.
Nesta segunda fase com a entrada de Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, o Leão não está conseguindo manter o mesmo nível e já está em situação complicadíssima, é o quarto colocado do Grupo 2 com quatro pontos ganhos em cinco jogos. O líder da chave é o Vitória que tem 10, seguido por Vitória da Conquista com nove e Galícia com oito.
A situação não é fácil, pois os dois primeiros estão bem próximo das duas vagas para a semifinais, o Leão Grená está na lanterna e não depende apenas de si para continuar na luta.A torcida vai precisar torcer para o Bahia vencer o Galícia em Pituaçu já na quarta-feira de cinzas e o Serrano derrotar o Vitória fora de casa no dia seguinte.Na rodada de domingo,09, precisa torcer para o Juazeirense que vai jogar em casa contra Vitória da Conquista e mais uma derrota do Galícia que joga fora de casa contra o Serrano.Ocorrendo tudo isso só resta o time de Riachão do Jacuípe que manda seus jogos em Salvador, vencer o Bahia na Arena Fonte Nova e torcer para Catuense segurar o Vitória jogando em Alagoinhas.
Caso aconteça essa combinação toda, o Jacuipense ainda terminaria a 15ª rodada na lanterna com 7 pontos, um a menos que o Galícia em terceiro, mas estaria ainda “respirando”, tendo dois jogos pela frente contra Serrano em casa e Catuense fora. Serrano que ficou em primeiro na primeira fase é o pior da segunda entre todos os concorrentes, só marcou um ponto. O mais curioso é que tem mais chance de classificação que o Jacuipense. O time de Vitória da Conquista que vem mandando seus jogos em Teixeira de Freitas está a uma vitória e um empate do líder Bahia, do vice líder Juazeirense e do terceiro colocado Catuense, todos com cinco pontos.
Vale lembrar que nesta fase se enfrentam os clubes do Grupo 2 contra os do Grupo 3 e nitidamente já dar para se perceber que o Grupo 2 é muito mais forte, Bahia conseguiu apenas a metade da pontuação do Vitória. Estaria classificado se a fase estivesse encerrada na última rodada juntamente com o Juazeirense, enquanto Galícia com 8 pontos no Grupo que tem o Vitória ficaria fora.
Por: Raimundo Mascarenhas CN