Segundo o presidente Felipe, na segunda-feira (24) a Federação Baiana de Futebol (FBF) baixou uma RDI (Resolução de Diretoria) atendendo uma consulta do Jacuipense sobre a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.
O Vitória da Conquista deve ficar com a vaga de melhor campanha do Campeonato Baiano deste ano (fora o campeão e o vice), o que abre a vaga já assegurada a esta equipe na Copa Governador do Estado, quando foi vice-campeã.
Como o Vitória foi o terceiro colocado desta competição e já tem vaga assegurada por outros critérios, o Jacuipense, como quarto colocado, herda a vaga.
Para que a equipe de Riachão do Jacuípe não fique com a vaga da Série D é preciso que o Serrano elimine o Bahia na fase Semifinal do Baianão, que começa nesta quarta-feira, uma missão bastante difícil. (Confira abaixo detalhes sobre a RDI da FBF):
FBF divulga RDI referente à segunda vaga na Série D
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta segunda-feira (24), a RDI-06/14. A Resolução diz respeito à segunda vaga da Bahia na Série D do Brasileirão 2014.
Inicialmente, as duas vagas da quarta divisão do Brasileirão deste ano foram destinadas ao vice-campeão da Copa Governador do Estado 2013 e ao clube de melhor campanha no Baianão 2014, desde que este não seja um participante da Séries A e B da competição nacional.
O dono da primeira vaga na Série D foi conhecido ainda no ano passado. Com o vice-campeonato da Copa Governador do Estado ao ser derrotado na final para o Bahia de Feira, o Vitória da Conquista se qualificou para disputar o acesso à Série C do Brasileiro.
Mas, o Bode figura novamente na disputa. Entre os quatro melhores do Baianão e na semifinal contra o Vitória, o Alviverde conquistense, se terminar o Estadual como campeão, vice-campeão ou o melhor classificado após os clubes já integrantes da Série A (Bahia e Vitória) estaria apto, mais uma vez, a ficar com a vaga na Série D.
Como o Conquista já alcançou a primeira vaga, a FBF resolveu conferir a segunda vaga, nas hipóteses listadas para o time de Vitória da Conquista à cima, à equipe melhor colocada na Copa Governador do Estado 2013, com exceção do campeão Bahia de Feira, que se habilitou a disputar a Copa do Brasil. Neste caso, o segundo participante baiano na Série D seria o Jacuipense, quarto colocado da Copa Governador, já que o terceiro colocado foi o Vitória, que representa o Estado na Série A.
Redação: CN*Informação: Interior da Bahia