O advogado Fábio Mota, 43 anos, natural de Valente, tomou posse na tarde desta quarta-feira (23), como secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, em solenidade bastante concorrida, contando com a presença de deputados, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e representantes de diversos municípios do interior do estado, numa demonstração que Fábio Mota soube, segundo o prefeito ACM Neto, construir amigos nos cargos que ocupou ao longo da vida pública, inclusive na Prefeitura Municipal de Salvador, onde exerceu a presidência da Limpurb e depois a Secretaria de Serviços Públicos na gestão do prefeito João Henrique, (PSL). O ato aconteceu no Palácio Thomé de Souza.
Fábio Mota vai substituir José Carlos Aleluia, que deixou o cargo para concorrer ao mandato de deputado federal nas próximas eleições. Ao falar sobre Aleluia, o prefeito ACM Neto disse que a “bola está na marca do pênalti para Fábio Mota chutar”, referindo-se a projetos que estão em fase final de formatação na pasta, a exemplo da concessão da Estação da Lapa e do sistema de transporte público. Ainda segundo o prefeito, há projetos importantes na Secretaria de Urbanismo e Transporte, a exemplo do BRT que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi e Fábio Mota será o responsável pela execução.
Neto fez questão de citar que a indicação de Fábio é da sua cota pessoal, pois “ele é um bom técnico e prestará um bom serviço, pois a Bahia para esta bem é necessário que Salvador esteja bem”, falou Neto. Ele lembrou também que Fábio Mota quando secretário nacional de Turismo, desenvolveu projetos que beneficiaram e trouxeram recursos para a capital baiana, a exemplo das obras de requalificação da orla e falou sobre as conquistadas da secretaria, a exemplo do Domingo é Meia e Bilhete Único.
Neto disse que antes mesmo de tomar posse, passou um dia com Fábio Mota conversando sobre ações para cidade, dada sua experiência e confessou que Mota estava desde o inicio entre os nomes para compor o secretariado, mas não possível porque ele estava atuando na Secretaria Nacional de Turismo, em Brasília e entendeu que ali ele podia contribuir para desenvolver a Bahia e o Brasil .
“A competência e o trabalho de Fábio foi reconhecido não vamos falar da administração passada que foi desastrosa, mas que ele conseguiu se destacar e foi percebido pela presidente Dilma que o convidou para fazer parte da sua equipe”, falou ACM Neto. O prefeito destacou os conhecimentos adquiridos por Fábio em Brasília, o que facilitara seu trabalho, pois existem vários projetos na capital federal.
Ao terminar a solenidade, o CN questionou se o PMDB realmente não havia solicitado a secretário e o prefeito repetiu: “O PMDB não me pediu nenhuma secretaria. Foi uma decisão minha prestigiar o partido e aprofundar sua participação na prefeitura”, concluiu Neto.’
Fábio Mota, ao discursar na solenidade, disse que retorna à Prefeitura mais maduro e com ideais novos e garantiu dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor. Ele agradeceu ao prefeito ACM Neto pela oportunidade de ingressar nessa equipe que chamou de vencedora e com alto nível de excelência.
O novo secretário garantiu que irá se esforçar para dar seguimento ao trabalho que estava sendo realizado, pois os trabalhos desta secretaria reflete diretamente na vida do povo. Ao CN, Fábio Mota contou que após o encontro com o prefeito realizou uma reunião com os técnicos da pasta para conhecer de perto os projetos e ações em andamento na área de urbanismo e transporte. De acordo com Fábio, já vinha mantendo uma relação próxima com a Prefeitura por causa dos convênios firmados com o Secretaria Nacional do Turismo e lembrou, além da requalificação da orla da Barra, o Mercado de Itapuã e da Praça Cayru.
Fábio Mota se emocionou ao ver a grande quantidade de líderes comunitários no evento. Ele encerrou afirmando que a Salvador está vivendo uma forma diferente de administração e estava feliz em se tornar componente deste exército que vem mudando Salvador.
O vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes, membro da executiva estadual do PMDB, falou o CN que conhece Fábio Mota, pois também é da executiva do partido e sabe que fará um trabalho importante que melhorar a vida das pessoas, pois as ações da pasta, “conforme ele mesmo falou, são ações tem haver diretamente com a vida do cidadão”, falou, Alex da Piatã, como é conhecido.
Os ex-prefeitos de São Domingos, Izaque Júnior e de Valente, Ubaldino Amaral, compareceram à solenidade. A vice-prefeita Célia Sacramento, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmara, também estiveram presentes.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas